Pesquisar no blog

Concurso IFB: Contrato assinado com a banca. Edital a qualquer momento!

Iago Almeida

icone calendario 27 jul 2022

Atenção, concurseiros! O edital do concurso IFB  (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília) pode sair a qualquer momento, visto que o contrato com a banca foi assinado. Serão vagas para Professor do Ensino Básico e Técnico Administrativo.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso IFB: quando sai o edital?

Nesse sentido, é essencial que os concurseiros saibam que poderá ser realizado muito em breve um novo concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, no Distrito Federal .

Isso porque o extrato de contrato com a banca foi publicado nesta quarta-feira (27). Assim, o próximo passo é justamente a publicação do edital.

Portanto, a Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico, ficará responsável pela seleção.

Além disso, são previstas oportunidades para os cargos de Professor do Ensino Básico e Técnico Administrativo, de níveis médio e superior, respectivamente.

Último concurso IFB foi há 6 anos

Dessa forma, os interessados podem começar a se preparar por meio da análise de antigos editais publicados pelo órgão.

Sendo assim, o último concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília  foi realizado em 2016.

Na época foram ofertadas 113 vagas entre cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, em diversas carreiras.

Além disso, os aprovados no concurso público e contratados pelo Instituto contaram com remunerações que variavam entre R$ 1.834,69 e R$ 4.234,77.

Requisitos básicos

É igualmente essencial recordar que, para a investidura nos cargos, os candidatos deveriam cumprir com os seguintes requisitos:

  • ter sido aprovado e classificado no concurso público, na forma estabelecida neste Edital;
  • ser brasileiro nato ou naturalizado ou, se de nacionalidade portuguesa, ser amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436/72;
  • gozar dos direitos políticos;
  • estar quite com as obrigações eleitorais;
  • estar quite com as obrigações do Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino);
  • possuir os requisitos de qualificação e escolaridade para ingresso exigidos para o exercício do cargo;
  • estar devidamente registrado em conselho regional de classe, quando couber, bem como estar inteiramente quite com as demais exigências legais do órgão fiscalizador e demais exigências de habilitação para o exercício do cargo;
  • ter idade mínima de 18 anos;
  • apresentar declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo/emprego ou função pública e quanto ao recebimento de proventos de aposentadorias e/ou pensões;
  • apresentar autorização de acesso aos dados das Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física e das respectivas retificações apresentadas à Secretaria da Receita Federal do Brasil, conforme a Instrução Normativa – TCU nº 67, de 06 de julho de 2011, publicada no Diário Oficial da União de 08 de julho de 2011;
  • ter aptidão física e mental, conforme art. 5º, inciso VI, da lei nº. 8.112/90, que será averiguada em exame médico admissional, de responsabilidade do IFB, para o qual se exigirão exames laboratoriais e complementares às expensas do candidato, cuja relação será oportunamente fornecida;
  • cumprir as exigências deste Edital;
  • entre outros.

Etapas avaliativas

Por fim, os inscritos na seleção de 2016 foram avaliados por meio de provas objetivas, prova de desempenho didático e prova de títulos.

Nesse sentido, na objetiva os inscritos responderam 60 questões de múltipla escolha. Portanto, confira as disciplinas cobradas:

  • Língua Portuguesa – 15;
  • Informática – 05;
  • Legislação – 10; e
  • Conhecimentos Específicos – 30.

Por outro lado, a prova de desempenho didático consistiu em uma aula de 60 minutos acerca do tema sorteado na hora.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso IFB: Banca definida. Novo edital em breve!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais