Pesquisar no blog

Concurso IME: Saiu o edital com mais de 90 vagas!

Iago Almeida

icone calendario 01 jun 2021

Boa notícia concurseiros! Foi publicado o edital do concurso IME (Instituto Militar de Engenharia), para graduação de Oficiais da ativa e reserva. São 98 vagas ofertadas, a nível médio. Confira como realizar sua inscrição!

Concurso IME: como realizar inscrições?

Com o edital publicado , as inscrições estarão abertas a partir do dia 30 de junho e seguem até 17 de agosto. Lembrando que a data limite para o pagamento da inscrição é 18 de agosto.

A taxa para se inscrever será no valor de R$ 100. Para pedir a isenção da taxa de inscrição, o candidato terá um prazo entre os dias 02 e 13 de julho. As regras para pedir a isenção, são:

  • Dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado em ação ou em consequência de participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou em operações de guerra da Marinha Mercante;
  • Interessados no CACFG/Ativa inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou membros de família de baixa renda; ou
  • Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Requisitos para o concurso IME

Vale ressaltar que alguns requisitos deverão ser seguidos para ingresso no Instituto. Sendo assim, o candidato precisa possuir os seguintes requisitos, dentro outros:

  • Conclusão do Ensino Médio;
  • Ter no mínimo 16 anos e no máximo 22 anos completos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso de formação;
  • Ter altura mínima de 1,60, se do sexo masculino e 1,55, se do sexo feminino;
  • Possui inscrição no Cadastro de Pessoa Física.

Confira o edital completo do concurso IME, clicando aqui .

Concurso IME: vagas e salários

O concurso IME estará ofertando 98 vagas, sendo divididas entre duas carreiras a nível médio.

No Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) são oferecidas 77 vagas, com chances em ampla concorrência e concorrentes negros. Esta seleção é destinada a candidatos que têm interesse em seguir a carreira militar.

Enquanto isso, no Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva) são 21 vagas, também com vagas de ampla concorrência e para negros. Neste caso, o concurso é destinado a candidatos que não desejam seguir na carreira militar.

Os aprovados contarão com salários iniciais de R$ 1.334,00. Entretanto, além da remuneração, os aprovados e empossados farão jus a outros benefícios, como: fardamento, alimentação, alojamento e assistências médica, dentária e psicológica.

Concurso IME: como serão as provas?

As provas do concurso IME estão pré-agendadas para o dia 3 de outubro e estará sob a organização da banca das próprias Forças Armadas.

O concurso será realizado por meio de várias fases, como exame intelectual, inspeção de saúde, TAF, avaliação psicológica e procedimento de heteroidentificação.

As provas objetivas serão compostas das seguintes disciplinas e questões: matemática (15), física (15) e química (10) e terá início às 13h30.

segunda etapa da prova será uma discursiva de Matemática (25 de outubro); Física (26 de outubro); Química (27 de outubro); Português e Inglês (28 de outubro). Neste último caso, as avaliações terão quatro horas e meia de duração.

O concurso ocorrerá nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas-SP, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora-MG, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos-SP, São Paulo, Teresina e Vila Velha.

Vale ressaltar que o Curso de Formação será realizado no Rio de Janeiro e terá duração de cinco anos. 

A nota de cada prova, a nota final e as notas preliminares serão divulgadas a todos os candidatos na página eletrônica do IME.

Saiba mais sobre o Concurso IME: Edital publicado para nível médio. 92 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais