Concurso Infraero tem limite de pessoal mais de 7 mil | Nova Concursos

Concurso Infraero tem limite de pessoal em mais de 7 mil!

icone calendario 25 mar 2021

Atenção concurseiros! O novo quantitativo do quadro de pessoal da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, fixou em 7.897 cargos para dispor de efetivos, mas que não são todos que estão ocupados.

A nova portaria foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (18) e apontou que parte dessas vagas poderia ser preenchida por meio de um novo concurso Infraero. A empresa, porém, afirma que não há previsão de um novo edital .

Concurso Infraero: autonomia para novos concursos

Mesmo após a informação divulgada, a Infraero informou que não há previsão de novos concursos públicos para o quadro da empresa e destacou ainda que todos os aeroportos da empresa serão concedidos à iniciativa privada, até 2022. O mesmo ocorreu no ano passado.

Com isso, a empresa desenvolveu o Programa Especial de Adequação do Efetivo (PEAE), que foi aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). 

Agora, a Infraero conta com dois programas de desligamento incentivado, um iniciado em 2012 e um em 2016; os dois programas continuam em andamento. Confira:

  • Programa de Incentivo à Transferência ou à Aposentadoria (PDITA), iniciado em 2012
  • Programa de Desligamento Incentivado (DIN), iniciado em 2016, já como parte do programa de restruturação da empresa

Por meio de cessão, os empregados da Infraero também contam com a possibilidade de exercer atividades em outros órgãos ou entidades da Administração Pública.

Importante destacar que a empresa não precisa de autorização prévia do Ministério da Economia para abrir concursos, indo na contramão do que acontece com os outros órgãos do Poder Executivo Federal.

A Infraero é uma empresa pública federal, de administração indireta, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, com isso, ela tem autonomia para gerenciar o seu quadro de pessoal próprio.

Isso justifica o porque ela não precisa de autorização para novos certames, incluindo a abertura de concursos e desligamento de funcionários, desde que respeite o limite imposto na portaria. 

Último concurso Infraero

Publicados em 2011, os últimos concursos Infraero contaram com dois editais abertos, sendo um com 99 vagas em cargos de níveis médio e superior e outro para a formação de um cadastro reserva apenas para a carreira de Analista, a nível superior.

Homologados há mais de 10 anos, os editais tiveram prazo de validade encerrado em 2015. Em razão disso, os cargos vagos na empresa só poderão ser preenchidos após a realização de um novo concurso.

Entretanto, ambos os concursos tinham vagas por todo o país. A organização ficou por conta da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, além de estudo de caso e análise de títulos para as vagas do primeiro edital e de redação para o segundo edital.

Além disso, no exame de múltipla escolha, os concurseiros precisaram responder 60 questões de conhecimentos básicos, que envolvia as disciplinas de Português e Legislação/Inglês, e conhecimentos específicos da respectiva área concorrida.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais