Pesquisar no blog

Concurso INSS: Peritos irão se reunir com o Ministro do Trabalho e Previdência!

icone calendario 16 fev 2022

Atualizações sobre o concurso INSS . Esta semana será realizada uma reunião entre o Ministro do Trabalho e Previdência e a Diretoria da Associação Nacional dos Peritos Médicos. Ademais, espera-se que o novo concurso, que ainda aguarda aval, seja uma das pautas discutidas.

Portanto, na próxima quarta-feira, 16 de fevereiro, será realizada uma reunião entre o ministro Onyx Lorenzoni e a Diretoria da Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP), a fim de discutir as reivindicações da carreira e o novo concurso INSS.

Além disso, vale frisar que o concurso INSS ainda aguarda o aval do Ministério da Economia, de forma que nesse período novas paralisações foram realizadas pelos servidores e novas vacâncias vem sendo formadas. Sendo assim, entenda os detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso INSS: panorama geral

Primeiramente, é essencial recordar que um novo concurso INSS vem sido requisitado com urgência, uma vez que o Instituto Nacional de Seguro Social já conta com 23 mil cargos vagos, o que vem prejudicando o trabalho do órgão.

Além disso, foi enviado ao Ministério da Economia um pedido para a realização da seleção para o provimento de 7.575 oportunidades. Entretanto, há tempos o aval é aguardado.

Consequentemente, os funcionários do Instituto vêm realizando paralisações para pressionar o Ministério a autorizar o processo seletivo de caráter urgente. Nesse sentido, nos últimos dias 31 de janeiro e 08 e 09 de fevereiro foram realizadas paralisações que impactaram mais de 50 mil perícias médicas.

Além disso, os protestos reivindicam, além da realização de um novo concurso público , a fixação de, no máximo, 12 atendimentos presencias como meta diária e a recomposição salarial relativa às perdas inflacionárias de 2019 a 2022 (19,99%).

Sendo assim, na próxima quarta-feira será realizada uma reunião entre o Ministro do Trabalho e Previdência e a Diretoria da Associação Nacional dos Peritos Médicos a fim de discutir tais reivindicações, de forma que se espera que o novo concurso também seja pauta.

Mais de 3 mil servidores podem ser perdidos

É igualmente essencial frisar que sem a realização de um novo concurso INSS, o Instituto pode perder mais de 3 mil servidores este ano. Isso porque cerca de 3.796 deles estão em abono permanência.

Nesse sentido, o abono funciona como um incentivo para aqueles servidores que já possuam todos os requisitos para solicitar a aposentadoria, mas que escolhem permanecer trabalhando no Instituto.

Entretanto, como tais funcionários já possuem todos os requisitos para se aposentar, é provável que a qualquer momento muitos deles deixem o trabalho, gerando ainda mais cargos vagos no Instituo, fazendo com que a urgência de um novo processo seletivo seja cada dia maior.

Concurso INSS: detalhes

Em suma, o que foi solicitado ao Ministério da Economia foi a realização de um novo concurso INSS para o provimento de 7.575 oportunidades de níveis médio e superior em todo o país.

Além disso, as vagas seriam destinadas aos cargos e especialidades a seguir:

Técnico do Seguro Social – nível médio

  • Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas);
  • Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40);
  • Combate à Fraude (734);
  • Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216);
  • Serviço de Cobrança Administrativa (34);
  • Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46); e
  • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

Analista do Seguro Social – nível superior

  • Serviço Social (463 vagas);
  • Reabilitação Profissional (702); e
  • Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

Nesse sentido, os salários a serem recebidos pelos aprovados no concurso público possuirão o valor de cerca de R$ 5.447,78 para nível médio e R$ 8.357,07 para nível superior.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais