Pesquisar no blog

Concurso Ipem AM: Governo anuncia novo certame!

Iago Almeida

icone calendario 27 out 2021

Após recomendação do Ministério Público, o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, anunciou um novo concurso Ipem AM (Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas). Edital deve sair em 2022!

Concurso Ipem AM: o que disse o governador?

Um novo concurso público foi anunciado pelo governador do Amazonas , Wilson Lima, para preenchimento de vagas no Instituto de Pesos e Medidas.

O chefe do estado ainda afirmou que a seleção deve ser aberta até, no máximo, o ano que vem. Com isso, o edital deve sair em 2022.

Vale destacar que, além do Instituto de Pesos e Medidas, outros órgãos também receberam autorização para publicar editais.

“Quero fazer um registro dos concursos que estão previstos. A maioria deles para serem realizados esse ano, mas estão em processo de tramitação. Concursos para a Secretaria de Segurança, Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, PGE, Sefaz, CGE, CETAM, IPEM e IPAAM”, confirmou o governador.

Vale destacar que ainda não há informações sobre o quantitativo de vagas e os cargos que serão ofertados no certame.

Ministério Público recomendou concurso Ipem AM

A autorização para o novo concurso saiu em meio às recomendações do Ministério Público do Amazonas para que uma nova seleção fosse lançada para o instituto.

Por meio da 57ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos e Cidadania (PRODIHC), a Ação Civil Pública foi ajuizada, visando a realização de concurso público em sete órgãos do Executivo estadual.

As ações foram ajuizadas pelo Promotor de Justiça Antônio José Mancilha devido ao déficit de servidores efetivos e, em alguns órgãos, do número excessivo de cargos comissionados em relação ao quadro de efetivos.

Segundo o MP, com as investigações, foram descobertas em algumas autarquias que havia excesso de cargos comissionados criados, o que configura burla ao princípio do concurso público e ilegalidade na contratação de servidores de cargos efetivos e temporários.

“Algumas vezes, os gestores não seguiam as regras da lei, e não havia consonância entre o número de cargos efetivos com o de comissionados, na proporção prescrita pelo STF. Alguns órgãos chegam a ter 70% do quadro de servidores preenchido por comissionados. Tal irregularidade viola o princípio do concurso público e acaba prejudicando o resultado do trabalho, pois muitas vezes essas pessoas não são qualificadas para exercer essas atividades”, ressaltou o promotor de justiça Antônio José Mancilha.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem AM) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (Seplanct) e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Saiba mais sobre o Concurso Ipem AM: Novo certame para efetivos é recomendado pelo MP!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais