Pesquisar no blog

Concurso Manaus AM: PL que cria 3 mil vagas ganha urgência na Câmara!

Iago Almeida

icone calendario 26 abr 2022

Atenção concurseiros! Está em tramitação na Câmara Municipal, e com urgência, um projeto de lei que cria 3,5 mil cargos efetivos para Professor na Secretaria de Educação de Manaus , no Amazonas. Saiba detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Manaus AM: saiba detalhes do PL

O projeto de lei 138/2022 ganhou urgência na Câmara Municipal de Manaus, no estado do Amazonas , na última quarta-feira (20).

Assim, o PL pede a criação de 3.500 vagas para Professor na Secretaria Municipal de Educação da cidade.

Sendo assim, agora o PL será encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

E, caso seja aprovado, um novo concurso público para a secretaria deve ser lançado. Há previsão que isso ocorra ainda em 2022.

O projeto afirmou ainda que existem 850 Professores contratados na rede municipal de ensino, por meio de processo simplificado, ou seja, temporariamente.

Além disso, o quantitativo mostra que 148 cumprem 20 horas de trabalhos semanais e 702 cumprem 40 horas por semana.

Ademais, todos os contratos foram prorrogados, ou seja, já já estão sendo encerrados, o que aumenta a pressão por um novo edital.

Pedido de urgência

E como é preciso um novo concurso muito rápido, o vereador Professor Samuel (PL) solicitou ao Plenário da Câmara, urgência na deliberação do projeto.

“Fiz esse pedido de urgência do projeto em questão que veio do governo municipal, pois é uma expectativa que há muito tempo nós vínhamos pleiteando, como professor e membro da comissão de educação sabemos da importância dessas vagas, na oportunidade parabenizo o Prefeito David Almeida e a Secretária de Educação Dulce Almeida pela sensibilidade e a seriedade em que conduzem essa questão”, justificou o parlamentar.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, o edital está previsto para ser publicado no segundo semestre deste ano.

Último concurso Semed Manaus AM

Realizado em 2018, o último concurso público para a Secretaria de Educação de Manaus, no estado do Amazonas , ofertou 400 vagas imediatas.

Além disso, na época ainda foi formado um cadastro de reserva para o cargo de Professor de nível superior em diversas áreas.

Vale destacar ainda que a jornada de trabalho dos aprovados foi de 20 horas semanais para um vencimento de R$1.609,32. 

Entretanto, os salários aumentaram depois disso. Portanto, confira a distribuição das vagas:

  • 146 para Professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
  • 101 para Educação Infantil,
  • 04 vagas para Artes
  • 37 de Ciências
  • 23 para Educação Física
  • 05 para Professor de Ensino Religioso.
  • 08 para Geografia
  • 08 para História
  • 03 para Inglês
  • 05 para docente de Língua Portuguesa
  • 60 vagas para Matemática

Ademais, o concurso reuniu 22.718 inscritos e os aprovados foram lotados em 492 unidades de ensino.

“Com esse concurso, conseguiremos cobrir as lacunas abertas em 2017 por conta da aposentadoria e pedidos de exoneração de professores da rede municipal”, declarou o então secretário da Semed, Thiago Balbi.

Os concorrentes foram avaliados por provas objetivas, com 60 questões entre as disciplinas de Português, noções de Informática, Conhecimentos Pedagógicos, Legislação e Conhecimentos Específicos. 

assinatura completa

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais