Concurso MAPA 2017: 139 aprovados devem ser convocados em outubro!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 set 2020

Após o envio de pedido de contratações ao Ministério da Economia, governo deve convocar excedentes do concurso MAPA 2017 (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Convocação de excedentes do concurso MAPA

Foi sinalizado pelo Governo Federal a convocação de 139 candidatos aprovados no concurso MAPA, realizado no ano de 2017. A expectativa é que a contratação desses auditores seja feira no próximo mês, em outubro.

A informação foi divulgada no site O Globo, após uma nota técnica ser assinada no dia 16 de setembro. Entretanto, o documento que vai oficializar a chamada desses participantes classificados deve sair nos próximos dias, por meio do Diário Oficial da União.

Inicialmente, seriam 140 candidatos convocados, mas a aprovação de um deles está como sub judice, ou seja, aguardando julgamento.

Esse pedido para contratação foi encaminhado ao Ministério da Economia (ME) no mês de agosto, visando convocar os 140 candidatos excedentes no concurso MAPA 2017.

Isto porque, as exportações foram ampliadas em razão da pandemia de Covid-19, o que requer reforço no quadro de servidores.

Agora, caso o Ministério da Economia atenda mesmo à demanda do MAPA, serão totalizadas 536 contratações de candidatos aprovados no certame .

Com o edital de abertura divulgado no ano de 2017 e homologado em 2018, o concurso MAPA foi prorrogado e segue válido até o mês de março de 2022.

Inicialmente, seriam preenchidas apenas 300 vagas, mas já foi autorizado pelo Ministério da Economia a contratação de 100 candidatos excedentes, totalizando 400 vagas.

Dentre essas 400 convocações, até agora, 397 convocações foram efetivadas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ainda pode convocar mais 03 candidatos aprovados e, de acordo com informações do setor de Imprensa, a portaria de nomeação já está sendo elaborada.

Caso as convocações dos 139 candidatos aprovados sejam realizadas no mês de outubro, o concurso MAPA poderá chegar a um total de 536 contratações.

Um estudo da Secretaria de Defesa Agropecuária feito no ano de 2018 já apontava, na época, a necessidade de contratação de 1.620 novos auditores fiscais.

Porém, mesmo com os pedidos de aposentadoria antes da reforma da previdência, apenas 397 foram contratados, todos médicos veterinários.

Novo concurso MAPA foi solicitado ao Ministério da Economia

No mês de maio de 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também confirmou que reiterou o pedido para abertura de um novo concurso MAPA, realizado no ano de 2019. A solicitação foi encaminhada com o objetivo de preencher 280 vagas efetivas.

Do quantitativo total, 180 vagas são para Auditores Fiscais Federais Agropecuárias, sendo 150 Agrônomos, 10 Zootecnistas, 10 Químicos e 10 farmacêuticos. Além de, 100 Agentes de Atividade Agropecuária.

Os cargos de Auditor são de nível superior e contam com salários de R$ 15.042,71. Já as vagas de Agente de Atividade Agropecuária têm apenas o nível médio como requisito e remuneração de R$ 7.280,06.

O número é um pouco menor que o pedido de certame feito anteriormente, quando foi solicitada autorização para preencher 1.744 vagas, que estavam distribuídas por diversas carreiras, além do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão que é vinculado à pasta.

Saiba mais sobre o Concurso MAPA: Órgão enviou pedido para novo edital com oferta de 280 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais