Pesquisar no blog

Concurso Mapa: Ministério divulga regras para remoção de servidores!

icone calendario 22 jul 2021

Foi divulgada uma nova portaria MAPA nº 219 no Diário Oficial da União, que estabelece regras para a remoção de servidores da Defesa Agropecuária da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (concurso MAPA ).

Nesse sentido, algumas vezes, a remoção de servidores indica novas contratações. E visto que o último edital é recente, deve ser aberto um novo concurso público em breve.

Isso porque, em 2019, o MAPA já estava lutando, ao solicitar orçamento para a realização de novos concursos, e também convocar aprovados do último concurso. Em dezembro de 2020, alguns aprovados foram chamados.

Panorama atual do concurso MAPA

A princípio, o Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários) recebeu denúncias sobre os atrasos na fiscalização das fronteiras.

Desse modo, evidencia a necessidade de um novo concurso público , visto que há um número de deficit muito alto no órgão.

“É uma situação que enfrentamos em todas as áreas do Mapa, não só em Uruguaiana. Mas nas fronteiras é mais evidente pela alta demanda diária que represa pela falta de auditores para atender” disse a Delegada Sindical, Soraya Elias Marredo.

Além disso, a Delegada declara também que há muitas reclamações de servidores por exaustão e estresse no trabalho, provocados por sobrecarga. Segundo informações do próprio órgão, há atualmente 5.077 cargos vagos.

Ademais, são vagas para Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Agente de Atividades Agropecuárias, Agente de Inspeção Sanitária e Analista de T.I. Porém há vacâncias também na área administrativa do setor.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar de que um novo pedido para o concurso já foi feito. Desde 2018 esse pedido tramita na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Último concurso MAPA

O último edital ocorreu em 2017, e foi organizado pelo Esaf. Na época, foram ofertas de 300 oportunidades para Auditor Fiscal Federal, na área de Medicina Veterinária, o salário inicial era de R$ 14.584,71. Também foram reservadas para candidatos negros e pessoas com deficiência.

Além disso, os candidatos foram submetidos a 3 etapas: Provas Objetivas, Discursivas e Avaliação de Títulos. A prova objetiva foi formada por 70 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos. As disciplinas cobradas foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa/Espanhola;
  • Direito Constitucional, Administrativo;
  • Ética pública;
  • Informática Básica;
  • Conhecimentos Específicos.

Saiba mais sobre o Concurso MAPA: Órgão enviou pedido para novo edital com oferta de 280 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais