Concurso MEC: Lotação dos aprovados será em Brasília, entenda!

Iago Almeida

icone calendario 05 ago 2023

O edital do concurso MEC  (Ministério da Educação) está cada vez mais próximo e deve sair neste mês de agosto! São 220 vagas e a lotação deve acontecer em Brasília; veja!

Concurso MEC: quando sai o edital?

Ao que tudo indica, ainda em agosto será publicado o edital do concurso  do Ministério da Educação, que está com trâmites caminhando.

Isso porque o documento está em reta final de elaboração e a previsão é de que seja divulgado ainda neste mês de agosto.

Sendo assim, vale destacar que caso o edital saia ainda em agosto, as inscrições devem começar também neste mês e perdurar por setembro.

A banca organizadora já está escolhida! O Cebraspe está anunciado desde o último dia 24 de julho e ficará responsável por aplicar as etapas e recolher as inscrições.

Novidade!

E a novidade divulgada nesta semana, em relação a lotação dos candidatos aprovados, que deve acontecer em Brasília, capital do país.

A confirmação foi do próprio MEC, que confirmou que não vai haver provas em todas capitais, mais somente na capital federal.

“As provas serão em Brasília, no Distrito Federal. As vagas serão alocadas no MEC, localizadas em Brasília“, disse.

De acordo com pesquisa realizada pelo Portal da Transparência do MEC, atualmente, existem 328 cargos vagos para Técnico em Assuntos Educacionais.

Dessa forma, a realização de um novo concurso  se torna ainda mais importante e vem sendo muito cobrado para que este número diminua.

Tudo sobre a carreira de um Técnico em Assuntos Educacionais

Portanto, a carreira de um Técnico em Assuntos Educacionais do MEC, conta com um plano de carreira previsto em lei, dessa maneira, os salários podem variar conforme a progressão no cargo:

  • Inicial: R$ 1.446,12; e
  • Final: R$ 9.073,02.

Vale destacar que a escolaridade exigida para participar da seleção é o nível superior. Abaixo, veja as atribuições para a carreira:

  • Planeja, orienta e coordena atividades de ensino, por meio de trabalhos pedagógicos;
  • Visa solucionar problemas de ordem educacional, de administração e gestão escolar; e
  • Assessora atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras atribuições.

Entretanto, ainda não se sabe se todas as vagas serão destinadas a Brasília, como no último concurso, ou se elas abrangerão outras cidades do país.

Qual o perfil da banca Cebraspe?

Assim, a banca  costuma adotar um modelo de prova diferente das demais, onde as questões aparecem em formato de frases e precisam ser julgadas como certas ou erradas.

Além disso, cada erro cometido anula um acerto. Dessa forma, se o candidato acertar 75 questões e errar 75 questões em uma prova com 150 questões, sua pontuação será 0. Ou seja, é uma prova que demanda extrema concentração. Conheça algumas características da banca!

  • Divisão de disciplinas: o Cebraspe não costuma dividir o exame por quantidade de questões em cada disciplina. Portanto quando for fazer sua prova, você não saberá exatamente a quantidade de questões de Língua Portuguesa ou Direito. É sempre uma surpresa.
  • Mistura de disciplinas: a questão 1 pode ser de Matemática, a 2 de Língua Portuguesa e a 3 de Língua Estrangeira, por exemplo. Nunca se sabe a ordem, nem as divisões.
  • Prioridade pela teoria: a banca prioriza questões mais teóricas, inclusive em provas voltadas para os temas de Exatas, como Contabilidade e Economia.
  • Pegadinhas: um dos principais motivos do temor dos concurseiros são as pegadinhas, ou seja, questões fáceis de errar.

Sobre o MEC

Portanto, o Ministério da Educação , órgão da administração pública federal direta, tem como área de competência os seguintes assuntos:

  • I – política nacional de educação;
  • II – educação infantil;
  • III – educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância, exceto ensino militar;
  • IV – avaliação, informação e pesquisa educacional;
  • – pesquisa e extensão universitária;
  • VI – magistério; e
  • VII – assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes.
Saiba mais sobre o Concurso MEC tem mais um edital publicado: 70 vagas para ATPS!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais