Pesquisar no blog

Concurso Ministério da Defesa: Nova seleção é autorizada para 60 vagas!

icone calendario 13 out 2023

Boa notícia, concurseiros! O Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a realização de um novo concurso Ministério da Defesa com 60 vagas temporárias! 🥳

As oportunidades terão exigência de nível superior e serão distribuídas entre as seguintes carreiras:

  • Técnico de Apoio: 1 vaga
  • Técnico de Formação Específica: 6 vagas
  • Analista Intelectual: 12 vagas
  • Analista Gerencial: 41 vagas

Os aprovados serão contratados pelo período de quatro anos (com possibilidade de prorrogação) para trabalhar no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão ligado ao Ministério da Defesa e atuarão nos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) e do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). 🌳

Conforme consta na Portaria de autorização do certame, o órgão tem até o mês de abril de 2024 para realizar o lançamento do edital.

Estude para o concurso de seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Censipam tem concurso aberto para efetivos!

Se você tem interesse em trabalhar no Censipam, também pode participar do concurso para efetivos que está ofertando 200 vagas de Analista em Ciência e Tecnologia nas seguintes áreas de atuação:

  • Área Técnica: 20 vagas + 60 CR
  • Área Operacional de Sensoriamento Remoto: 16 vagas + 48 CR
  • Área Operacional de Meteorologia: 7 vagas + 21 CR
  • Área Administrativa: 7 vagas + 21 CR

A carreira oferece remuneração inicial de R$ 6.662,68. Esse valor é composto pela soma do vencimento básico, mais Retribuição por Titulação – RT (Especialização, Metrado ou Doutorado) e Gratificação de Desempenho – GDACT.

Para participar do certame, basta realizar a inscrição no site do IADES, entre os dias 2 de outubro e 2 de novembro de 2023.

O primeiro passo é preencher o formulário com os dados solicitados e, em seguida, efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85,00 para que a candidatura seja homologada.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas que serão aplicadas no dia 19 de novembro de 2023, nas cidades de Brasília/DF, Belém/PA, Manaus/AM e Porto Velho/RO.

A prova objetiva consistirá em 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo apenas uma resposta considerada correta, sobre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa: 10 questões
  • Noções de Direito Administrativo: 5 questões
  • Noções de Direito Constitucional: 5 questões
  • Noções de Ética no Serviço Público: 25 questões
  • Conhecimentos Específicos: 35 questões

Já a prova discursiva consistirá na elaboração de uma redação relacionada aos conhecimentos específicos da área/especialidade.

Como foi o último concurso Censipam?

O último concurso foi realizado em 2012, ou seja, há mais de 10 anos. Foram ofertadas 40 vagas para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Pleno 1-I, nas áreas Operacional e Telemática.

Os aprovados foram lotados nas cidades de Belém (PA), Brasília (DF), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Na ocasião, a banca organizadora foi a FUNIVERSA, que avaliou os candidatos por meio de provas objetiva e discursiva.

A prova objetiva consistiu em 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de conhecimentos gerais e 30 questões de conhecimentos específicos.

Confira o edital completo de 2012, clicando aqui!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais