Pesquisar no blog

Concurso Ministério da Saúde: Edital em pauta e pode sair nos próximos meses!

icone calendario 06 set 2021

Atenção, concurseiros interessados no próximo concurso Ministério da Saúde . O edital para o novo concurso segue previsto para ser aberto neste segundo semestre de 2021!

De acordo com o Ministério da Saúde, o edital para seu próximo concurso com vagas temporárias será publicado até o final deste ano:

“O Ministério da Saúde informa que o certame deve acontecer neste segundo semestre”, disse o órgão.

Maiores informações sobre o certame ainda não foram divulgadas, no entanto, de acordo com Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev RJ), cerca de 3 mil contratos temporários do órgão estão para terminar.

Isso pode ser um indicativo de quantas vagas o concurso oferecerá, desde que o órgão tenha a intenção de preencher todos os cargos que estarão vagos em breve.

Além disso, vale destacar que a banca organizadora para o processo já foi escolhida, sendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Concurso Ministério da Saúde: panorama

Uma vez que o edital do novo concurso do Ministério da Saúde ainda não foi publicado, ainda não se sabe qual será o quantitativo de vagas oferecido, nem os cargos a serem contemplados.

No entanto, o órgão revelou que o novo certame se baseará na portaria nº 11.259 de maio de 2020, que contava com aval para 4.117 vagas temporárias.

Dessa forma, se o novo edital toma como base a portaria do ano passado, é possível que as carreiras contempladas sejam as seguintes:

  • Nível intermediário (médio ou técnico): Atividades de Suporte em Gestão e Manutenção Hospitalar, Apoio Técnico e Diagnóstico e Técnico de Enfermagem;
  • Nível superior: Médico, Enfermeiro e Atividades de Gestão e Manutenção Hospitalar, Apoio Técnico e Diagnóstico.

Além disso, as remunerações para os cargos chegavam a até R$11 mil.

Concurso Ministério da Saúde: lotações

Visto que o novo concurso público poderá se basear na portaria do ano passado, é provável que os candidatos aprovados realizem suas atividades nas seguintes unidades:

  • Hospital Federal do Andaraí (HFA);
  • Hospital Federal de Bonsucesso (HFB);
  • Hospital Federal da Lagoa (HFL);
  • Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE);
  • Hospital Federal de Ipanema (HFI);
  • Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF);
  • Instituto Nacional de Cardiologia (INC);
  • Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into); e
  • Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Último processo seletivo

O último concurso do Ministério da Saúde aconteceu em 2020 e ofereceu 4.117 oportunidades temporárias para níveis médio e superior, com lotações em unidades hospitalares do Rio de Janeiro.

As vagas foram distribuídas entre os cargos ofertados da seguinte maneira:

  • Nível Médio: Técnico de Enfermagem (865 vagas), Atividades de Suporte em Gestão e Manutenção Hospitalar, Apoio Técnico e Diagnóstico (604 vagas);
  • Nível Superior: Medicina (1.137 vagas), Enfermagem (996 vagas), Atividades de Gestão e Manutenção Hospitalar, Apoio Técnico e Diagnóstico (604 vagas).

Além disso, o concurso contou com mais de 40 mil inscritos, e os candidatos foram avaliados por meio de uma análise curricular.

Saiba mais sobre o Concurso Ministério da Saúde: Edital publicado. 220 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais