Pesquisar no blog

Concurso PC ES: Deputados cobram novo edital para o cargo de Delegado!

icone calendario 26 jun 2020

Após anulação do edital de 2019, deputados cobram a abertura de um novo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo) para a carreira de Delegado.

Novo edital PC ES para Delegado

A abertura de um novo concurso PC ES para o cargo de Delegado, foi tratada em reunião virtual da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (AL ES). Deputados cobraram a divulgação de um novo edital para a carreira, tendo em vista que o de 2019 foi anulado.

O deputado Danilo Bahiense (PSL), informou que esteve com o delegado chefe da Polícia Civil, Darcy Arruada, e o mesmo garantiu o empenho em realizar um novo concurso PC ES o mais rápido possível.

O cargo de Delegado tem exigência de bacharelado em Direito, e três anos de prática forense após a conclusão do curso de Direito. Ou ainda três anos de atividade policial, em qualquer instituição de segurança pública, devidamente comprovada.

As remunerações iniciais são de R$ 10.058,56, com jornadas de trabalho de 40 horas semanais, em dedicação exclusiva.

Outro assunto abordado, foi o andamento dos concursos públicos para Peritos, Escrivães e Investigadores da Polícia Civil. Além da reabertura de delegacias fechadas na Grande Vitória e no interior do Estado e a construção de delegacia regional em Cariacica.

“Sobre as questões das delegacias fechadas, a demanda pela regional de Cariacica, a necessidade dos avanços nos concursos em andamento, tanto na Civil como na PM, estamos atentos aqui na comissão e sempre cobrando do Governo. Espero que o mais rápido possível possa ter notícias positivas para todos”, informou o deputado Danilo Bahiense.

Os parlamentares Coronel Alexandre Quintino (PSL), Luciano Machado (PV) e Capitão Assunção (Patriota) também participaram da reunião. Eles reafirmaram o compromisso da Comissão de Segurança para fazer gestões junto ao governo em torno das demandas apresentadas pelas lideranças das categorias do setor.

Concurso PC ES 2019 para Delegado foi anulado

No mês de março, o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, Darcy Arruda, decidiu anular o concurso PC ES para o cargo de Delegado. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Estado, e atende a um parecer da PGE (Procuradoria Geral do Estado).

Foi recomendado pelo órgão, que o certame fosse anulado após a procura de um grupo de candidatos para questionar os critérios usados para correção da prova discursiva. Antes disso, a Defensoria Pública do Estado recomendou a suspensão do certame para apurar os fatos.

Isso porque, a seleção estava em um contexto de falta de informações e de críticas por parte da doutrina especializada em relação ao gabarito oficial adotado pela banca organizadora Instituto Acesso, caracterizando um flagrante a violação a diversos princípios da Administração Pública.

“Diante dessas reclamações, questionamos o Instituto Acesso, responsável pelo certame, a nos informar qual a qualificação das pessoas que elaboraram os exames e não obtivemos resposta. Os problemas encontrados foram nos critérios de correção da prova, pois alguns itens nem sequer existiam”, salientou a defensora pública, Flávia Benevides.

Segundo a defensora, a intenção da anulação foi resolver a situação de maneira extrajudicial, para que não haja prejuízo a nenhum dos candidatos.

O concurso PC ES foi aberto no mês de março do ano passado. O edital trouxe a oferta de 33 vagas imediatas para o cargo de Delegado. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, no dia 14 de julho de 2019, na cidade de Vitória/ES. As avaliações tiveram um total de 20 questões.

As próximas fases do certame seriam: exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral, avaliação de títulos, comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial, sindicância de vida pregressa e, por fim, um curso de formação profissional.

Saiba mais sobre o Concurso PC ES: Edital com vagas para os níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais