Pesquisar no blog

Concurso PC MG: Candidatos já podem conferir gabaritos de provas do dia 12!

icone calendario 15 dez 2021

Atenção, concurseiros! Os gabaritos preliminares das provas do concurso PC MG foram divulgados e os candidatos já podem, inclusive, entrar om recurso. Saiba mais!

Antes de mais nada, é importante ressaltar que, no total, o concurso da Polícia Civil de Minas Gerais oferta 519 vagas distribuídas entre os cargos:

  • Delegados – 62 vagas; cargo de nível superior completo em Direito;
  • Escrivães – 397 vagas; cargo de nível superior completo em qualquer área;
  • Investigadores – 30 vagas; cargo de nível superior completo em qualquer área;
  • Peritos – 21 vagas; cargo de nível superior completo em qualquer área; e
  • Médicos Legistas – 9 vagas; cargo de nível superior completo em Medicina.

Os salários ofertados variam entre R$ 4,6 mil e R$ 12,9 mil mensais.

As avaliações que foram aplicadas no dia 12 de dezembro, no entanto, não foram para todos os cargos, mas somente para Investigador, Perito Criminal e Médico Legista. Ou seja, os gabaritos preliminares divulgados foram só para essas carreiras.

Para consultar esses gabaritos e o caderno de questões de cada cargo, é necessário acessar o site da organizadora Fumarc .

Concurso PC MG: como entrar com recurso?

Com os gabaritos preliminares divulgados, o período para interposição de recursos também foi aberto. Isso significa que os candidatos podem conferir as respostas dos exercícios e, caso não concordem com a resolução deles, poderão questionar os examinadores.

No entanto, vale reforçar que esse questionamento deve ser bem embasado. O período para realizar essa ação é entre os dias 15 e 16 de dezembro, por meio do site da Fumarc.

Concurso PC MG: Como foram as provas?

As avaliações da PC de Minas Gerais foram aplicadas no dia 12 de dezembro, exceto para os cargos de Escrivão e Delegado.

Vale mencionar que as avaliações tiveram estruturas diferentes de acordo com o cargo. Para a carreira de Investigador, por exemplo, foram cobradas 60 questões sobre Língua Portuguesa, Lei Orgânica da PC MG, Noções de Direito, Direitos Humanos, bem como Noções de Informática, de Criminologia e de Medicina Legal.

Enquanto isso, os candidatos a Perito Criminal responderam, igualmente, 60 questões, mas sobre matérias de Física, Matemática, Língua Portuguesa, além de Direitos Humanos, Noções de Informática e Biologia. Para as especificidades da carreira de Perito foram cobradas, ainda, questões sobre Conhecimentos Específicos.

Por fim, os concorrentes a Médico Legista tiveram de resolver 60 questões sobre Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Medicina Legal, assim como de Toxicologia Forense, Patologia e Psiquiatria Forense.

Quais são as próximas etapas do concurso?

O certame da PC de Minas Gerais é composto pelas seguintes etapas gerais de avaliação:

  • Prova de Conhecimentos/Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
  • Exames Biomédicos e Biofísicos, de caráter eliminatório.
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório.
  • Provas de Títulos, de caráter classificatório.
  • Investigação Social, de caráter eliminatório.

Como já mencionado, os cargos de Investigadora, Perito e Médico Legista já realizaram suas Provas de Conhecimento, enquanto que os candidatos a Delegado e Escrivão só farão as avaliações no próximo fim de semana, no dia 19 de dezembro.

As demais fases devem ter início somente em 2022.

Por fim, vale dizer que os inscritos ao cargo de Escrivão precisarão realizar uma Prova Prática de Digitação e que os candidatos a Delegado farão, também, Avaliações Discursivas e Orais.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil MG: Edital autorizado. 255 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais