Pesquisar no blog

Concurso PC MG: Corporação tem mais de 7 mil cargos vagos!

icone calendario 16 jul 2021

O concurso PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais) foi autorizado, e com o deficit nas carreiras policiais da corporação, a especulação é de que sejam ofertadas 684 vagas, porém a corporação tem atualmente 7.444 cargos vagos.

De acordo com o chefe da Polícia Civil, Wagner Pinto de Souza, esse deficit representa 41,8% no quadro efetivo da corporação.

As carreiras de Investigador e Escrivão são as que mais possuem a soma de cargos vagos na Polícia Civil. Além disso, a carreira de Delegado, Médico Legisla e Perito também estão defasadas.

Conforme o Sindicato e os servidores de Segurança de Minas Gerais, é informado de que alguns Delegados, são responsáveis por 4 delegacias de uma vez, e unidades que funcionam sem um único Escrivão responsável.

Além disso, os salários iniciais estão presentes no Portal da Transparência. Os valores vão de R$ 3.688,59 a R$ 11.475,57 de acordo com o cargo escolhido. E ainda há benefícios e chance de progressão nas carreiras.

Requisitos do concurso PC MG

Para o candidato se inscrever em qualquer vaga do concurso público , é necessário o ensino superior em qualquer área, exceto para Delegado, que é necessário o bacharel em Direito. Veja os requisitos básicos abaixo:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (se for homem);
  • Estar em pleno exercício dos direitos civis e políticos.

Último concurso

A princípio, o último edital do concurso PC MG, foi realizado em 2018 para Escrivão e Delegado. Já para Médico, Perito, Analista e Técnico, o último edital foi em 2013.

Na época, foram ofertadas 1.497 vagas, distribuídas entre Médicos, Peritos, Analistas e Técnicos. Para todos os cargos, a banca organizadora foi a FUMARC. Os candidatos foram submetidos a provas objetivas e outras etapas.

Nesse sentido, nas provas objetivas foram cobradas 60 questões, variando conforme o cargo escolhido, e foram as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Noções de Criminalística, Medicina Legal, Contabilidade, Informática;
  • Direitos Humanos.

Se os candidatos forem aprovados nas provas, serão classificados para as próximas etapas, sendo elas: Avaliação Psicológica, Exames Biomédicos e Biofísicos, Investigação Social, Curso de Formação Policial.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil MG: Edital autorizado. 255 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais