Pesquisar no blog

Concurso PC MT: Orçamento é aprovado; edital poderá contar com 2.632 vagas!

icone calendario 19 fev 2021

Foi aprovado o orçamento para a realização do novo concurso PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso). A previsão é que o edital oferte 2.632 vagas!

Realização do concurso PC MT

A Polícia Civil do Mato Grosso poderá em breve, contar um novo edital do seu concurso PC MT. Isso porque, o orçamento foi aprovado e a corporação poderá realizar o preenchimento de até 2.632 vagas.

No dia 06 de janeiro, a Assembleia Legislativa do Mato Grosso aprovou a emenda ao orçamento deste ano que garante recursos financeiros para a divulgação dos editais.

Dessa maneira, o governo do Mato Grosso poderá realizar até quatro novos concursos para a Segurança Pública em 2021, sendo eles:

  • PC MT (Polícia Civil do Mato Grosso);
  • PM MT (Polícia Militar do Mato Grosso);
  • Corpo de Bombeiros;
  • Perícia.

Conforme a emenda, o orçamento disponível é para abertura de certames para a recomposição dos quadros. Mas, é importante destacar que a oferta será apenas para o quantitativo de cargos vagos nas corporações, já anunciados.

Conforme a Lei Complementar 173/2020, só é possível realizar seleções este ano para reposição de cargos vagos. Na Polícia Civil, as vacâncias são de:

Polícia Civil 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegado, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.

Mas, nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente nos concursos . Isso porque, cada corporação vai realizar o estudo da viabilidade para as nomeações.

Além disso, vale destacar que a reserva no Orçamento não é uma certeza de que os certames serão realizados. Mas, já é um indício de que as seleções estão no radar do governo. No caso do concurso PC MT, as tratativas estão avançadas.

Concurso PC MT está previsto há três anos

Se o concurso PC MT sair do papel, será após mais de três anos de espera. O certame está previsto desde 2017, quando foi anunciado e confirmadas 1.200 vagas para os cargos de Escrivão e Investigador.

Além disso, no ano de 2018, o concurso PC MT foi autorizado. A informação foi confirmada por pela Secretaria de Segurança Pública, ressaltando que faltava alguns trâmites da Casa Civil do Estado de Mato Grosso e que, por isso, a autorização ainda não foi publicada em Diário Oficial.

Naquela época, estavam previstas 1.200 vagas, sendo 600 vagas para Escrivão e 600 vagas para Investigador. Entretanto, a seleção ainda precisava definir a banca organizadora.

Também em 2018, o secretário de estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, confirmou a intenção de realizar o concurso PC MT. Além disso, o edital foi previsto para sair em 90 dias, o que também não se concretizou.

Saiba mais sobre o Concurso PC MT 2022: Edital publicado para Escrivão e investigador!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais