Pesquisar no blog

Concurso PC PA: Tem mais de 104 mil inscritos!

Iago Almeida

icone calendario 30 jun 2021

Atenção concurseiros! As provas do concurso PC PA  (Polícia Civil do Pará) serão aplicadas no próximo domingo, 04 de julho. Ao todo, 104.371 candidatos se inscreveram para o certame que está ofertando vagas para Escrivão, Investigador e Papiloscopista.

Concurso PC PA: número de inscritos é alto

As provas do concurso PC Pará estão se aproximando. No próximo domingo, 04 de julho, 104.371 candidatos estarão fazendo os exames.

Do total de inscritos, 59.465 disputarão o cargo de Investigador, 37.488 o de Escrivão e 7.418 o cargo de Papiloscopista. O certame está sob organização do Instituto AOCP.

Segundo a secretária Hana Ghassan, da SEPLAD (Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará), os protocolos sanitários serão seguidos para as provas.

“Priorizamos as melhorias na segurança pública, área que merece uma atenção imprescindível, para que tenhamos também mais desenvolvimento no Estado e a população detenha qualidade de vida de forma satisfatória. Seguimos obedecendo aos protocolos sanitários de combate à Covid-19, e contamos com a colaboração também dos candidatos”, disse.

Concurso PC PA: confira os locais de prova

Os locais de prova foram divulgados e podem ser conferidos no site da banca organizadora, o Instituto AOCP . Será necessário preencher os campos com o CPF, o número de inscrição e o cargo.

A banca afirmou que os candidatos inscritos para o cargo de Investigador irão realizar as provas pela manhã, com os portões abrindo às 7h e fechando às 8h.

Já os inscritos aos cargos de Escrivão e Papiloscopista realizarão os exames pela tarde, com os portões abrindo às 14h30 e fechando às 15h30.

Vale lembrar que as avaliações acontecerão nas cidades paraenses de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.

“O início das provas em cada período está previsto para 15 (quinze) minutos após o fechamento dos portões de acesso, observado o horário local, e terá a duração de 5 (cinco) horas, incluído o tempo de marcação na folha de respostas e preenchimento da folha da versão definitiva”, explicou a banca.

O que cairá nas provas do concurso PC PA?

Confira abaixo as disciplinas que serão cobradas nas provas objetivas do concurso da Polícia Civil do Pará :

  •  Investigador
    • Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Noções de Informática; Conhecimentos sobre o Estado do Pará; Noções de Estatística; Contabilidade; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Penal; Noções de Direito Processual Penal; Legislação Especial.
  •  Escrivão
    • Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Noções de Informática; Conhecimentos sobre o Estado do Pará; Noções de Estatística; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Penal; Noções de Direito Processual Penal; Legislação Especial; e Arquivologia.
  • Papiloscopista
    • Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico; Noções de Informática; Conhecimentos sobre o Estado do Pará; Noções de Estatística; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Penal; Noções de Direito Processual Penal; Legislação Especial; Noções de Medicina Legal; Biologia; Física; e Química.

“Estou me preparando para essa prova há certo tempo, e estou confiante, com boas expectativas. Essa é uma boa oportunidade para ingressar na atividade pública, e vou aproveitar realizando a prova para o cargo de Escrivão”, disse a candidata Ligia Lima., em entrevista à Seplad.

Concurso PC PA: instruções quanto à pandemia

A banca liberou um comunicado informando os procedimentos de segurança sanitárias que os concurseiros devem seguir. Confira:

  • É obrigatório e de responsabilidade individual do candidato o uso de máscara facial, opcionalmente acrescida de protetor facial (face shield), durante todo o período e em qualquer local da instituição onde será aplicada a prova, sendo que o Instituto AOCP não fornecerá máscaras;
  • Uso obrigatório de álcool em gel, disponibilizado no local de prova, em áreas comuns, principalmente sanitários;
  • É obrigatório respeitar o distanciamento social entre pessoas, conforme sinalizações visuais e orientação da equipe de aplicação;
  • Os candidatos estarão sujeitos à aferição de temperatura na entrada do estabelecimento para a realização da prova ou na entrada de sala;
  • Aos acompanhantes, no caso das lactantes, também será obrigatória a utilização de máscara protetora facial e a não utilização será motivo de impedimento para acesso ao local;
  • Quando solicitado, o candidato deverá retirar a máscara de proteção facial para que o fiscal possa realizar a sua identificação na entrada da sala de provas, bem como nas demais situações em que for solicitada tal providência;
  • Por orientação das autoridades sanitárias é vedado o consumo de alimentos na sala de aplicação de prova. Em casos excepcionais, quando comprovada a extrema necessidade será disponibilizado um espaço adequado e monitorado para essa finalidade;
  • Os candidatos que se recusarem a seguir as condições acima elencadas e demais orientações dos fiscais e das autoridades de saúde no que se refere às medidas adotadas contra o contágio e disseminação da Cov id-19, estarão sujeitos à eliminação no certame;
  • Não haverá segunda chamada para a realização das Provas, ficando o candidato ausente, por qualquer motivo, eliminado do Concurso Público, nos termos do item 10.6 do Edital de Abertura;
  • A data de aplicação da prova poderá ser remarcada em caso de decretos de isolamento social rigoroso;

Confira o documento completo, clicando aqui .

Concurso PC PA: cargos e salários

O concurso está ofertando o total de 1.088 vagas, sendo 506 vagas para o cargo de Investigador, 252 para Escrivão, 65 para Papiloscopista e 265 para Delegado (as provas para esta última carreira foram aplicadas dia 20 de junho).

O cargo de Delegado exige ensino superior em Direito como requisito, enquanto os outros cargos pedem nível superior em qualquer área de formação.

O salário inicial para Delegado é de R$ 18.050,00. A carga horária é integral e exclusiva, e a jornada de trabalho é de 40h semanais, podendo ser convocado a qualquer momento.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil PA: Comissão formada. 237 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais