Pesquisar no blog

Concurso PC PA: Pedido para adiamento das provas é enviado

Iago Almeida

icone calendario 09 mar 2021

Apesar da confirmação do governador do Pará, de que as provas do novo concurso PC PA estão mantidas, o futuro do certame é incerto. Isso porque a a deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA) enviou uma solicitação pedindo pelo adiamento dos exames.

“Oficiamos a Secretaria de Planejamento do estado solicitando o adiamento do concurso da Polícia Civil do Pará. Atravessamos o pior momento da pandemia no Brasil e no Pará os óbitos são crescentes. A vida das mais de 130 mil pessoas inscritas, de todo país, deve ser prioridade”, escreveu a parlamentar em sua conta no twitter.

Concurso PC PA: milhares de inscritos

Em seu pedido, a parlamentar argumentou que o quantitativo de inscritos é muito alto para que seja realizado em meio a pandemia. O concurso da Polícia Civil do Pará de 2021 reúne mais de 130 mil inscritos.

“O @GovernoPara anuncia um novo decreto que prevê o endurecimento nas medidas de contingência do coronavírus no estado. Nesse momento de alerta que atravessamos no país e no Pará, o enrijecimento no combate ao Coronavirus é muito importante. As vidas devem ser a nossa prioridade.

Somente nos dois primeiros meses de 2021, cresceu 225% o n° de óbitos no Pará. Permanecer em casa é uma necessidade urgente para salvar vidas, mas é preciso também dar as garantias de sobrevivência para o nosso povo. Por isso, o retorno do auxílio emergencial é urgente e imprescindível”, anunciou a deputada em outra publicação.

O novo concurso da Polícia Civil do Estado do Pará ofertará vagas para 1.088 cargos, distribuídas entre: Delegado (265 vagas); Escrivão (252 vagas); Investigador (506 vagas) e Papiloscopista (65 vagas). Os salários chegam a R$ 18 mil.

Governador garante que Provas do Concurso PC PA serão mantidas

A equipe do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, afirmou em fevereiro, pelas redes sociais, que as provas do concurso e o todo o cronograma, estão mantidos.

Segundo o cronograma, as provas devem ser aplicadas nos próximos dias 21 e 28 de março, nas cidades de Belém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.

“O concurso já conta com mais de 135 mil inscritos, e a realização do concurso manifesta a nossa prioridade pelo ingresso de mais servidores por meio de concursos. A SEPLAD trabalha sem medir esforços, além de cumprir todos os cronogramas de forma transparente”, relatou Thainná Alencar, secretária adjunta de gestão de pessoas da SEPLAD.

Serão avaliações objetivas e discursivas, dividas conforme o cargo, sendo: Delegado (Prova objetiva e peça processual dia 21/03/2021) e Investigador, Escrivão e Papiloscopista (Prova objetiva e discursiva: dia 28/03/2021).

Os candidatos aprovados na 1ª etapa do novo concurso PC do Pará, estarão classificados para as próximas, sendo:

  • 2ª etapa: Prova de Capacitação Física;
  • 3ª etapa: Exame Médico;
  • 4ª etapa: Exame Psicológico;
  • 5ª etapa: Investigação Criminal e Social.

A prova objetiva para os cargos de Investigador, Escrivão e Papiloscopista será composta de 60 questões distribuídas por áreas de conhecimento. E para Delegado, serão 80 questões. De acordo com a organização, casa questão terá 5 alternativas, sendo uma a correta.

Por outro lado, a prova discursiva será composta por uma questão de conhecimentos específicos. A correção ficará a cargo da Banca Examinadora, tendo como pontuação máxima 10 pontos.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil PA: Comissão formada. 237 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais