Pesquisar no blog

Concurso PC PE: Provas serão aplicadas em várias cidades. Confira quais!

Iago Almeida

icone calendario 06 nov 2023

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, informou que as provas do concurso PC PE  serão aplicadas em fevereiro de 2024. Veja os locais. Serão 455 vagas!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Onde acontecerão as provas do concurso PC PE?

Portanto, um novo concurso concurso para a Polícia Civil está prestes a ser publicado e mais detalhes estão surgindo sobre a seleção.

Recentemente, a governadora de Pernambuco , Raquel Lyra, informou que as provas serão aplicadas em fevereiro de 2024.

Agora, ela citou que as avaliações não serão realizadas somente em Recife, mas de maneira descentralizada, com aplicações também nas cidades de Caruaru e Petrolina.

Além disso, fora as provas objetivas, os candidatos inscritos ainda serão avaliados por meio de exames médicos e de aptidão física.

Quando sai o edital do concurso PC PE?

Portanto, o edital do concurso da Polícia Civil de Pernambuco está previsto para ser publicado no dia 15 de dezembro, com provas em 25 de fevereiro de 2024.

A banca organizadora esteve confirmada nesta semana, sendo o Cebraspe o escolhido para receber as inscrições e aplicar as etapas.

“No dia 15 de dezembro sai o edital, a empresa que vai fazer o concurso da Polícia Civil é a Cebraspe. E no dia 25 de fevereiro é a prova. Agora é com vocês. Agora é só estudar”, disse a governadora.

Uma ótima notícia também confirmada por Raquel Lyra, é de que o governo vai buscar a convocação de aprovados em cadastro reserva.

Concurso Polícia Civil PE prevê 445 vagas!

Posteriormente, o concurso prevê o preenchimento de 445 vagas de nível superior, sendo 250 de Agente, 150 de Escrivão e 45 de Delegado.

Além do diploma, as carreiras exigem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria B. No caso do cargo de Delegado, é necessário bacharelado em Direito e prática jurídica de, no mínimo, três anos.

Conforme o texto do Projeto de Lei Complementar 3143/2022, publicado em 31 de março de 2022, a remuneração inicial do Escrivão e Agente será de R$4.700. Já a de Delegado será de R$10.930,51.

Quais as atribuições dos servidores?

Agente de Polícia

  • Praticar os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência técnica e funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem essa atividade, inclusive técnicas e éticas, mediante determinação da Autoridade Policial;
  • Cumprir mandados judiciais e custodiar presos;
  • Dirigir veículos policiais automotores em atividades pertinentes aos serviços policiais;
  • Operar equipamentos computacionais e de comunicação, bem como armamentos policiais;
  • Manter o sigilo necessário à elucidação dos fatos e às investigações, dentre outras determinadas pelas autoridades competentes.

Delegado de Polícia

  • Dirigir, supervisionar, coordenar, planejar, orientar, executar e controlar a administração policial civil estadual, bem como as investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais e demais normas jurídicas pertinentes.

Escrivão de Polícia

  • Materializar os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem essa atividade, inclusive técnicas e éticas;
  • Assessorar, executar e controlar os trabalhos relacionados à formalização dos atos de Polícia Judiciária por determinação e orientação da Autoridade Policial a que estiver subordinado nos inquéritos policiais, sindicâncias e processos administrativos disciplinares;
  • Expedir certidões de ofício e mediante requerimento deferido pela Autoridade Policial;
  • Executar tarefas administrativas pertinentes às atividades cartorárias;
  • Responder pela guarda de bens, valores e instrumentos de crime entregues à sua custódia em razão de sua função, dando-lhes a destinação legal;
  • Proceder e manter registro atualizado das estatísticas inerentes aos trabalhos policiais do seu cargo;
  • Receber e recolher à repartição competente as importâncias ou valores relativos à fiança. Zelar pelo cumprimento dos prazos legais;
  • Proceder a outros atos de natureza tipicamente cartorária.

Saiba mais sobre o Concurso PC PE: Edital publicado! São 445 vagas abertas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais