Pesquisar no blog

Concurso PC PE: Secretários debatem sobre a realização do certame!

icone calendario 12 mar 2020

Os secretários do estado discutem sobre a realização do novo concurso PC PE (Polícia Civil de Pernambuco), destinado para os cargos de Escrivão, Agente, Perito e Auxiliar de Legista.

Preparação do concurso PC PE

Um novo concurso PC PE poderá ter edital divulgado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. O certame foi pauta de uma reunião realizada entre secretários do estado, no dia 10 de março.

Caso seja aberto, a seleção deverá preencher vagas nos cargos de Escrivão, Agente, Perito e Auxiliar de Legista, todos de nível superior. As carreiras de Perito e Auxiliar de Legista, fazem parte do quadro da Polícia Científica, que também compõe a estrutura da Segurança Estadual.

Algumas funções ainda possuem editais em validade. A instituição pode abrir novos concursos, caso tenha utilizado todo o cadastro reserva. Ainda será confirmado pela Polícia Civil de Pernambuco, se já convocou todos os candidatos aprovados.

A pauta sobre a realização de um novo certame foi debatida em uma reunião com o chefe da instituição, Joselito Kehrle do Amaral, para debater sobre interesses e pleitos dos policiais. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado.

No encontro tiveram presentes a secretária de Administração do Estado, Marília Raquel Simões Lins, o secretário executivo da SAD, Adailton Feitosa Filho, e o diretor de Recursos Humanos da PC PE, Benedito Anastácio.

A Polícia Civil e a Polícia Científica têm editais vigentes até o ano de 2022, para os cargos de Agente e Perito Papiloscopista. Mas a corporação não informou se todo o cadastro de reserva dessas carreiras já foi utilizado.

Caso todos os candidatos aprovados tenham sido convocados, um novo concurso PC PE poderá ser autorizado para preencher a vacância de excedentes.

Possíveis cargos no concurso PC PE

Entre os quatro cargos que foram mencionados na reunião para um novo concurso PC PE, somente dois ainda têm editais vigentes, sendo Agente e Perito Papiloscopista. Apesar dos certames terem sido realizados juntos, não foram todos os cargos que tiveram prazo prorrogado até o ano 2022.

Todos as carreiras mencionadas tem exigência que o interessado possua o nível superior:

  • Agente e Escrivão da Polícia Civil: exigem nível superior em qualquer área e CNH na categoria B;
  • Perito Papiloscopista e Auxiliar de Legista da Polícia Científica: exigem nível superior em qualquer área e CNH categoria B;
  • Perito Criminal da Polícia Científica: nível superior na especialidade concorrida e CNH categoria B.

No ano de 2016, o salário inicial era de R$ 8.497,62, para os Peritos Criminais e de R$ 3.276,23 para os demais cargos, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Científica. Os ganhos atuais serão informados posteriormente.

Saiba mais sobre o Concurso PC PE: Edital publicado! São 445 vagas abertas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais