Pesquisar no blog

Concurso PC PI: Alepi aprova criação de cadastro reserva do último certame!

Iago Almeida

icone calendario 20 abr 2023

Boas notícias aos concurseiros do Piauí! Foi aprovada a criação de um cadastro reserva do último concurso PC PI , publicado em 2018 e que teve apenas  350 vagas imediatas. Veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso PC PI: como será usado o cadastro reserva?

Portanto, os concurseiros que participaram do concurso da Polícia Civil do Piauí , em 2018, devem ficar atentos. Uma ótima notícia chegou!

Isso porque foi aprovada a criação de um cadastro reserva do certame, possibilitando a convocação de mais aprovados no concurso.

A aprovação se deu pelos deputados da Assembleia Legislativa do Piauí; o Projeto de Lei Ordinária nº 24 de 2023 autoriza a não aplicação da cláusula de barreira.

Vale destacar que essa cláusula é que limita o número de aprovados convocados no concurso público. Por isso, mais convocações poderão ser feitas agora.

Sendo assim, ainda não há informações de quando serão as convocações, mas elas serão para as carreiras de Delegados, Agentes de Polícia e Peritos.

Como foi o concurso PC PI de 2018?

Posteriormente, o certame organizado pela Nucepe, em 2018, foi destinado ao preenchimento de 350 oportunidades. Confira a divisão:

  • Delegado: 50 oportunidades;
  • Perito: 50 oportunidades;
  • Agente: 250 oportunidades.

Vale mencionar que os candidatos passam, atualmente, pelas etapas finais da seleção, como investigação social e avaliação psicológica.

Novo concurso PC PI sai quando?

O edital do concurso da Polícia Civil do Piauí  pode ser publicado a qualquer momento! A previsão é de que sejam vagas para a carreira de Escrivão .

Os aprovados para o exercício do cargo podem receber salário que varia entre R$ 5.275,36 e R$ 6.704,00. Além disso, os membros da Corporação também podem ter direito a vantagens previstas na Lei Complementar n.º 55/2005, de 26/10/2005.

Ademais, para a admissão no cargo de Escrivão, é necessário possuir nível superior de escolaridade em qualquer área de atuação, bem como CNH B.

Vale recordar que o novo concurso da PC Piauí foi confirmado pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Rubens Pereira, no dia 1º de janeiro de 2022, mais de um ano atrás.

Segundo o diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (SINPOLPI), Marlon Mauriz, o estado possui, hoje, apenas um Escrivão.

“Há mais de 10 anos a Polícia Civil opera com menos de 50% do efetivo necessário para atender a população do Piauí. Além disso, os sindicatos não têm voz e vez na construção do orçamento”, disse.

É possível, ainda, que os seguintes cargos sejam contemplados com oferta de vagas (além da carreira de Escrivão, que conta com expectativa de 199 oportunidades):

  • Perito Criminal: 56 vagas
  • Auxiliar de Necropsia: 10 vagas
  • Técnico de Apoio às Atividades Policiais: 20 vagas
  • Analista de Apoio às Atividades Policiais: 20 vagas
  • Assistente Social: 10 vagas
  • Psicólogo: 10 vagas
Saiba mais sobre o Concurso PC PI: Comissão organizadora definida! Edital iminente!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais