Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Banca e data de edital podem sair em breve!

Iago Almeida

icone calendario 06 abr 2021

Está muito perto um novo concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro). A banca organizadora, que está sendo escolhida, e a data possível de publicação do edital devem ser liberados nos próximos dias.

Concurso PC RJ: bancas na disputa

O Governo havia anunciado, no último dia 20 de março , que divulgaria novidades nos próximos dias, entretanto, adiou o anúncio devido aos feriados antecipados, decretados para conter a proliferação da Covid-19.

Nem a Assessoria de Imprensa do governo estadual, nem a Polícia Civil, deram mais explicações sobre quais seriam as novidades apresentadas.

A abertura do concurso para Polícia Civil do Rio de Janeiro, foi autorizada ainda em 2020, pelo governador Cláudio Castro. Em seguida, a corporação começou o processo de escolha da organizadora, que está sendo disputada pelo(a):

  • Fundação Getulio Vargas (FGV);
  • Cebraspe;
  • Instituto AOCP;
  • Instituto Selecon;
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
  • Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP Concursos);
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan).

A última movimentação foi realizada em novembro de 2020, quando o Departamento-Geral de Administração e Finanças da Polícia Civil (DGAF) realizou consulta prévia dos documentos enviados pelas instituições participantes, para identificar quais bancas estavam aptas a seguir no processo.

O governo poderá informar nos próximos dias, então, sobre o andamento do processo ou o nome da organizadora a ser contratada.

Concurso PC RJ: editais e vagas

O governador em exercício no Rio de Janeiro , Cláudio Castro, informou ainda, na época, que os editais do certame deveriam ser publicados até o mês de junho de 2021. Entretanto, ainda não há confirmação da data exata para publicação dos editais.

A Academia de Polícia (Acadepol) já havia anunciado que seria um edital para cada cargo autorizado no concurso, com vagas para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), Técnico de Necropsia (médio), Investigador (médio), Inspetor (superior), Perito Legista (superior), Perito Criminal (superior) e Delegado (superior). Os salários chegam a R$ 18 mil.

Uma vez que cada edital deverá trazer uma data diferente para aplicação de provas, é possível que os concurseiros possam se candidatar a mais de um cargo, dependendo do nível de escolaridade que será exigido.

O texto final do edital, antes de ser publicado, deverá passar pela Assessoria Jurídica da Polícia Civil e pela Procuradoria Geral, para assim serem publicados no Diário Oficial do Estado.

Aumento de vagas imediatas

A intenção do governo do Rio de Janeiro é que 864 aprovados no concurso PC RJ sejam convocados durante o prazo de validade da seleção.

Mas, somente 73 vagas imediatas serão ofertadas nos editais deste ano. São vagas que representam o número de cargos vagos no órgão, dentro das exigências, que a Polícia Civil tinha em outubro de 2020.

Entretanto, até 25 de janeiro deste ano, já eram 125 cargos vagos; isso é registro de um aumento nas vacâncias a cada mês, tanto por aposentadoria, falecimento, exoneração ou outros desligamentos.

Vale ressaltar que os órgãos estaduais só podem realizar concurso para preencher cargos que ficaram vagos após setembro de 2017, quando foi assinado o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e depois do Decreto 47.117/2020, que bloqueou milhares de vacâncias na estrutura do Estado.  

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais