Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: 2.600 candidatos serão convocados para o TAF!

Iago Almeida

icone calendario 06 fev 2023

Atenção concurseiros! O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a convocação de 2.600 candidatos do concurso PC RJ para aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF). Veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso PC RJ: quando serão as convocações?

O governador do Rio de Janeiro , Cláudio Castro, anunciou a convocação de 2.600 candidatos para aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF) da Polícia Civil.

Assim, vale destacar que os aprovados são do último concurso e em várias funções. Portanto, confira:

  • 1.500 para investigador
  • 1.000 para inspetor
  • 50 para auxiliar de necropsia
  • 50 para técnico de necropsia

Assim, a informação foi confirmada em vídeo publicado pelo governador nas redes sociais.

Nele, ainda foi confirmado que o número de vagas para o concurso sofreu acréscimo, totalizando agora 561 oportunidades. Então, confira:

  • Nível Fundamental
    • Auxiliar de necropsia: 10 vagas
  • Nível Médio
    • Técnico de necropsia: 10 vagas
    • Investigador: 200 vagas
  • Nível Superior
    • Inspetor: 100 vagas
    • Perito Legista: 87 vagas
    • Perito Criminal: 38 vagas
    • Delegado: 116 vagas

Ainda de acordo com o governador, o curso foi iniciado na ACADEPOL e a lotação dos aprovados ocorrerá até o segundo semestre deste ano.

Salários da PC RJ

Os aprovados serão remunerados com salários iniciais que irão variar de R$ 4.606,29 e R$ 18.747,95, de acordo com o nível de escolaridade do cargo pretendido.

Atribuições dos cargos do concurso PC RJ

Inspetor

O Inspetor de Polícia é uma das carreiras na área policial, que conta com o requisito de nível superior. Entre as atividades atribuídas estão: realizar diligências investigatórias e de policiamento preventivo especializado; cumprir requisições escritas ou verbais atinentes ao trabalho de polícia judiciária, emanadas pela Autoridade Policial; cumprir mandados; elaborar documentos de polícia judiciária e relatórios circunstanciais; escoltar presos; realizar prisões e apreensões; manter a segurança de locais onde se desenvolve a atividade policial civil; atender ao público interno e externo, no desempenho da atividade policial; intervir, a qualquer tempo, em ocorrências de natureza criminal; conduzir viaturas policiais; transportar pessoas e coisas vinculadas a ocorrências policiais, conservar, manusear e empregar armas de fogo e equipamentos menos letais; portar arma de fogo e atuar em campo com possibilidade de exposição a situações de conflito armado; executar demais atos compatíveis com a atividade de polícia judiciária e administrativa.

Perito Legista

O cargo de Perito Legista traz o requisito de nível superior nas áreas de Medicina, Odontologia ou Bioquímica/Farmácia. Suas atividade são: portar arma de fogo e munição e atuar com possibilidade de exposição a situações de risco; exercer, no campo pericial respectivo, a função policial técnico-científica de polícia judiciária e administrativa, procedendo às perícias médico-legais, para determinação da causa mortis ou natureza das lesões, e à consequente elaboração de laudos periciais; requisitar ou realizar exames laboratoriais referentes à patologia, radiologia, toxicologia e outros, necessários à complementação pericial; supervisionar, orientar e realizar, segundo a complexidade e relevância do caso, exame de corpo de delito em pessoas vivas, fazendo inspeção, observação e análise de lesões corporais, de sexologia criminal, de sanidade física, de verificação de idade e de embriaguez etílica, a fim de estabelecer o diagnóstico médico-legal; orientar e realizar, segundo a complexidade e relevância do caso, exames microscópicos em vítimas de morte recente, violenta ou súbita, em corpos em estado de putrefação e pós-exumática, fazendo inspeção, observação, análise e dissecação das cavidades cranianas, torácica e abdominal, para determinar a causa mortis; desenvolver novos métodos e técnicas de trabalho pericial de acordo com a evolução da ciência e tecnologia; desempenhar missões de interesse do órgão, inclusive de estudos, atuando como representante legal do Estado, quando for o caso, para decidir sobre assuntos importantes e de interesse da Medicina Legal; desempenhar funções técnico-administrativas, administrativas e outras de natureza não policial, no âmbito da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública; atender às requisições da Autoridade Policial; e, outras atividades previstas em lei e/ou regulamentos próprios, bem como executar outras tarefas correlatas a carreira.

Técnico de Necropsia

O cargo que conta com requisito de nível médio desempenha atividades de natureza repetitiva relativa à execução de trabalhos operacionais-complementares, na área de anátomo-patologia, abrangendo a realização de necropsia e dissecação de cadáveres, sob supervisão direta de Peritos Policiais, bem assim conservação do material técnico, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com suas atribuições; exercer outras atividades que forem definidas por lei ou regulamento próprio.

Auxiliar de Necropsia

Com requisito de nível fundamental, este cargo tem entre suas atribuições atividades de natureza repetitiva relacionada à remoção, lavagem e asseio de cadáveres, limpeza e conservação de necrotérios, em qualquer órgão da Polícia Civil, compatível com suas atribuições; exercer outras atividades que foram definidas por lei ou outro ato normativo.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais