Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Mais candidatos serão convocados para o TAF. Veja detalhes!

icone calendario 11 abr 2022

Boas notícias para os candidatos do concurso PC RJ! O governador do estado autorizou a convocação de mais inscritos para o Teste de Aptidão Física da seleção. Ademais, vale recordar que o processo seletivo oferta 350 oportunidades.

Portanto, mais candidatos do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro serão convocados para a etapa de TAF da seleção, isso porque o governador Claudio Castro autorizou tal convocação. Ademais, as discussões acerca da quebra da cláusula de barreira podem também ter interferido na decisão.

Além disso, vale recordar que o processo seletivo oferta 350 oportunidades entre cargos de níveis fundamental, médio e superior. Sendo assim, confira a seguir maiores detalhes acerca das novas convocações e da seleção em si!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PC RJ: convocações para o TAF

Sendo assim, o governador Claudio Castro autorizou a convocação de mais candidatos para a realização da etapa de Teste de Aptidão Física do concurso PC RJ.

Além disso, a decisão vale para as carreiras de Auxiliar de Necropsia, Investigador, Inspetor e Técnico Policial de Necropsia. Nesse sentido, as convocações ocorrem conforme informado a seguir:

  • Auxiliar de Necropsia: passa de 100 a 150 convocados;
  • Investigador: passa de 1.000 para 2.000 convocados;
  • Inspetor: passa de 500 para 2.000 convocados;
  • Técnico Policial de Necropsia: passa de 100 para 150 convocados.

Quebra da cláusula de barreira é discutida

É igualmente essencial recordar que no dia 23 de março foi realizada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro uma votação em que foi aprovada a quebra da cláusula de barreira.

Além disso, vale destacar que tal cláusula é a responsável por limitar o número de aprovados em uma etapa avaliativa que serão convocados para a seguinte etapa nas seleções do Rio de Janeiro.

Nesse sentido, com a quebra dessa cláusula todos os aprovados em uma etapa deverão ser convocados para a seguinte fase do concurso público. Assim, os editais contarão com cadastros reservas aptos para a contratação, caso seja necessário.

Dessa forma, uma economia poderá ser gerada, visto que os órgãos não precisarão realizar novos concursos públicos tão frequentemente, desde que contarão com um cadastro reserva aprovado em todas as etapas propostas.

Ademais, após a votação favorável na Assembleia, a proposta estava com o governador Cláudio Castro, que teria 15 dias úteis para aprová-lo ou vetá-lo, de maneira que as novas convocações no concurso PC RJ podem ser um indicativo da decisão.

Concurso PC RJ: novo secretário dará andamento ao certame

Além disso, também é de suma importância destacar que na última quinta-feira, 07 de abril, ocorreu a nomeação do novo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Fernando Antônio Albuquerque.

Nesse sentido, foi o antigo secretário quem abriu o concurso PC RJ, Allan Turnowski. Entretanto, o novo titular prosseguirá com as etapas avaliativas do concurso público, e cuidará da convocação dos aprovados para o Curso de Formação.

Concurso PC RJ: detalhes

Em suma, o novo concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro oferta 350 oportunidades para carreiras de níveis fundamental, médio e superior. Portanto, confira a distribuição das vagas:

Nível Fundamental

  • Auxiliar de Necropsia: 10 vagas

Nível Médio

  • Técnico de Necropsia: 10 vagas
  • Investigador: 200 vagas

Nível Superior

  • Inspetor: 100 vagas
  • Perito Legista: 25 vagas
  • Perito Criminal: 05 vagas

Além disso, os salários dos aprovados no concurso público variarão entre R$ 4.606,29 e R$ 9.924,06.

É igualmente essencial destacar que as Provas Objetivas da seleção ocorreram entre os meses de dezembro e fevereiro. Ademais, os inscritos no processo seletivo ainda devem passar pelas seguintes etapas:

  • Prova de Capacidade Física
  • Exame Psicotécnico
  • Exame Médico
  • Curso de Formação Profissional (CFP), juntamente com a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra – ACADEPOL
  • Prova de Investigação Social

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais