Pesquisar no blog

Concurso PC RJ Delegado: Edital com 50 vagas é publicado!

icone calendario 13 set 2021

Atenção, concurseiros! Edital do novo concurso PC RJ Delegado é publicado e conta com a oferta de 50 vagas imediatas.

A organização da seleção ficou sob responsabilidade da banca Cebraspe e as remunerações referentes ao cargo de Delegado serão de R$ 18.747,95.

Edital concurso PC RJ Delegado

O edital do concurso para Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro já está publicado e oferta 50 vagas para o cargo que têm como exigência o nível superior em Direito completo.

Desse total, 32 vagas são para ampla concorrência, 10 para negros e índios, 3 para pessoas com deficiência e 5 para candidatos com hipossuficiência econômica. 

Os aprovados irão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais, em dedicação exclusiva. Já o regime de contratação será o estatutário, que garante a estabilidade. 

A organização da seleção ficou sob responsabilidade da banca Cebraspe e terá cinco etapas de avaliação.

Inscrições serão abertas na próxima semana

Os interessados em participar do concurso poderão realizar as inscrições do dia 21 de setembro ao dia 11 de outubro, através do site da banca, Cebraspe.

Para participar é preciso preencher o formulário com as informações solicitadas e em seguida realizar o pagamento da taxa, fixado no valor de R$ 250,00, que poderá ser realizado até 29 de outubro

Já a isenção da taxa poderá ser solicitada por candidatos doadores de sangue; membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa CadÚnico.

É necessário completar requerimento e enviar a documentação comprobatória das condições, do dia 21 de setembro ao dia 11 de outubro, pelo portal do Cebraspe. 

A banca organizadora analisará os documentos e divulgará no dia 28 de outubro o resultado dos pedidos de isenção. 

Provas do concurso PC RJ Delegado serão aplicadas em dezembro

Os candidatos ao concurso PC RJ para Delegado, serão avaliados através das seguintes etapas:

  • Prova objetiva preliminar;
  • Prova discursiva específica;
  • Prova oral;
  • Exame Psicotécnico;
  • Prova de Capacidade Física e Exame Médico.

Além disso, os classificados serão convocados para uma segunda fase, composta pelo curso de formação na Academia de Polícia (Acadepol); prova de investigação social e prova de títulos.

Durante o curso de formação profissional, o candidato receberá bolsa-auxílio correspondente a 80% do valor do vencimento da classe inicial do cargo, sem incidência de descontos previdenciários.

Prova objetiva 

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no dia 12 de dezembro. A aplicação será no município do Rio de Janeiro e será obrigatório o uso de máscara de proteção facial. 

A avaliação terá duração de cinco horas e os candidatos deverão responder a 100 questões, distribuídas entre as disciplinas de: 

  • Direito Penal – 20 questões; 
  • Direito Processual Penal – 20 questões; 
  • Direito Administrativo – 20 questões; 
  • Direito Constitucional – 20 questões; 
  • Direito Civil – 10 questões; 
  • Medicina Legal – 10 questões.

Cada disciplina totalizará 100 pontos, dessa forma a prova valerá até 600 pontos. Conforme o edital, será classificado quem obtiver o mínimo de 50 pontos em cada disciplina e 300 no total da avaliação

Prova discursiva

Nessa etapa, serão convocados os 650 candidatos com as melhores pontuações na objetiva. Ao todo, serão 422 de ampla concorrência, 130 para negros e índios, 33 para pessoas com deficiência e 65 para hipossuficientes economicamente. 

As avaliações discursivas serão aplicadas em três dias diferentes, em datas a serem oportunamente divulgadas em edital próprio e com as disciplinas divididas da seguinte forma: 

Grupo 1: 

  • Direito Penal – 4 questões;
  • Direito Processual Penal – 4 questões.

Grupo 2: 

  • Direito Administrativo – 4 questões;
  • Direito Constitucional – 4 questões.

Grupo 3: 

  • Medicina Legal – 4 questões;
  • Direito Civil – 4 questões.  

O candidato que não obtiver nota igual ou superior a 50 pontos em cada uma das provas discursivas será inabilitado para seguir para as próximas etapas do concurso. 

A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois. Durante esse período, a Polícia Civil do Rio poderá convocar os aprovados para suprir a necessidade por novos servidores. 

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais