Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Governador interino deseja valorizar Segurança no Estado!

icone calendario 31 ago 2020

O governador interino do Rio de Janeiro , Cláudio Castro, realiza primeira reunião com os secretários de Segurança Pública do Estado para reforçar ações contra criminalidade.

Reunião para discutir sobre a Segurança no Estado

No dia 28 de agosto, o governador interino do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, realizou sua primeira reunião de trabalho com secretários de Segurança Pública. O encontro foi para reforçar a importância das ações de combate à criminalidade no Estado.

Durante a reunião, no Palácio Guanabara, foi afirmado por Castro que as secretarias de Polícia Civil e de Polícia Militar devem trabalhar integradas para garantir a segurança da população e a redução dos índices de criminalidade.

“O enfrentamento ao crime organizado, com planejamento e inteligência, é a principal diretriz da nossa política de segurança. Vamos continuar trabalhando ainda mais integrados para levar paz à população fluminense. Manteremos os comandos das secretarias, que estão fazendo trabalhos com resultados visíveis”.

No dia 25 de agosto, ainda foi relembrado por Cláudio Castro, que a Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou a maior operação da história, cumprindo mandados de prisão contra 416 autores de roubo, latrocínio e receptação.

“O Estado do Rio também registrou o menor número de homicídios dolosos em 30 anos. Esse tipo de crime caiu 19% em julho deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019”, informou o governador em exercício.

A reunião ainda teve participações do secretário de Administração Penitenciária, Alexandre Azevedo de Jesus, o secretário da Casa Civil, André Moura, o comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, e o procurador do Estado, Reinaldo Frederico Afonso Silveira.

No dia 28 de agosto, foi determinado pelo Supremo Tribunal de Justiça o afastamento por seis meses do governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, por suspeitas de corrupção. Seu vice, Cláudio Castro, assume interinamente a gestão do Estado.

Castro ainda não se posicionou oficialmente sobre o futuro dos certames voltados para Segurança Pública do Estado, como o da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Polícia Militar do Rio de Janeiro .

Nova-PCRJ

Edital do concurso PC RJ

De acordo com informações da vice-presidente da Faepol (Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Desenvolvimento), delegada Thaianne Moraes, as provas do concurso PC RJ devem ser realizadas no primeiro semestre de 2021.

A delegada informou que por causa da pandemia da Covid-19, ocorreu o adiamento do plano da Polícia Civil do Rio de Janeiro de aplicar as avaliações do certame em 2020.

Segundo informações de Thaianne Moraes, a corporação se preocupa em divulgar o edital já com uma previsão concreta para realizar os exames. Na visão da delegada, não faz sentido publicar o edital e ter que adiar as provas por não ter condições seguras para realização.

“O que eu aposto é de provas ano que vem. O edital, sendo otimista, pode sair em dezembro para agendar prova no primeiro trimestre de 2020. Agora não é o momento para arriscar vidas e concordo com essa iniciativa do governo”, relatou a vice-presidente da Faepol.

Também foi afirmado pela delegada, que no momento não há informações de bastidores sobre uma data para liberação dos documentos. É aguardado pela corporação, um sinal verde da Saúde para prosseguir com os trâmites, que pode publicar o edital no mês de dezembro.

“Se não tiver previsão factível para realização de provas no primeiro trimestre, o edital não deve sair em 2020. Me parece mais razoável o edital sair em dezembro para as provas estarem previstas para março. Isso se tiver condições em decorrência da pandemia”, informou Moraes.

Conforme a delegada, a corporação já estava com os trâmites adiantados para abertura do concurso PC RJ, mas a pandemia acabou postergando os planos.

“Os concursos estavam na boca para sair, como o da Polícia Civil do Rio. Já estava com o edital montado. A Acadepol com tudo pronto e teve que parar. Esse não é um problema da PC RJ, o mundo está enfrentando a pandemia”.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais