Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Governador troca o comando da corporação!

icone calendario 15 set 2020

O governador em exercício do Rio de Janeiro, trocou o comando da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro , que agora terá o delegado Allan Turnowski.

Troca no comando da PC RJ

O governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, substituiu o comanda da Secretaria de Polícia Civil, que tem novo concurso PC RJ previsto com 864 vagas. Na pasta, que estava sob o comando do delegado Flávio Brito, assume Allan Turnowski.

Não foram informados quais os motivos para a troca no comando. O delegado Allan Turnowski, ingressou na corporação após ser aprovado no concurso PC RJ do ano de 1997. Ele já foi chefe de Polícia Civil entre os anos de 2009 e 2011.

Até o dia 14 de setembro, era o diretor-geral de Polícia da Capital. Turnowski tem curso de antiterrorismo da Polícia de Louisiana e curso da SWAT, do governo dos Estados Unidos.

Em seu planejamento estratégico de 2020 a 2025, é previsto pela Polícia Civil a implementação de uma política de concursos . O que pode ser favorável para a divulgação de novos editais.

“O histórico déficit de profissionais, que consorciada com o crescimento da população fluminense, confluem para uma necessidade premente da implementação de uma política de concursos, gestão de pessoas e de valorização do profissional que atua na polícia judiciária fluminense”, relata o documento.

Além da PC RJ, o governador interino realizou outras três substituições no comando das secretarias estaduais. Na Procuradoria-Geral do Estado, Bruno Dubeux substitui Reinaldo Silveira.

A Controladoria-Geral do Estado, antes liderada por Hormindo Bicudo Neto, será liderada por Francisco Ricardo Soares. O delegado federal Marcelo Bertolucci assume o Gabinete de Segurança Institucional, que era chefiado pelo contra-almirante José Luiz Corrêa.

“Agradeço e desejo sorte aos profissionais que estiveram conosco ao longo deste tempo trabalhando em prol do Governo do Estado. Aproveito para dar as boas-vindas aos que chegam para nos apoiarem nesta missão de trabalhar pela recuperação do Rio”, salientou Cláudio Castro, que assumiu o governo após o afastamento de Wilson Witzel.

Nova-PCRJ

Corporação deseja concursos PC RJ regulares

Das 23.000 vagas previstas em Lei para a Polícia Civil do Rio de Janeiro, mais de 15.000 vagas estão sem preenchimento. Nos próximos anos, o efetivo pode ficar ainda menor pois parte dos 8.000 agentes em atividade já podem se aposentar.

Mediante essa carência, foi reconhecido pela Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro a necessidade de concursos PC RJ regulares para suprir a demanda.

Nos últimos 05 (cinco) anos, 2.336 servidores pediram baixa na polícia judiciária. Isso representa uma redução média anual de 467 agentes. Confira o número de aposentadorias na PC RJ nos últimos cinco anos:

  • Ano 2015: 438 aposentadorias;
  • Ano 2016: 573 aposentadorias;
  • Ano 2017: 481 aposentadorias;
  • Ano 2018: 397 aposentadorias;
  • Ano 2019: 447 aposentadorias.

Também foi apontado pela corporação, no planejamento estratégico até o ano de 2025, a oportunidade de novas seleções serem autorizadas. Com o objetivo de suprir o crescente número de vacâncias, com impacto no potencial investigativo do Estado.

No ano de 2019, o então governador eleito, Wilson Witzel, autorizou a realização do novo concurso PC RJ com oferta de 864 vagas. Esse quantitativo é distribuído entre carreiras de todos os níveis de escolaridade.

Do quantitativo total autorizado, 12 vagas serão para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), 16 vagas para Técnico de Necropsia (nível médio), 54 vagas para Perito Legista, 20 vagas para Perito Criminal (nível superior em áreas específicas).

Além 47 vagas para Delegado (superior em Direito), 597 vagas para Inspetor (superior em qualquer área) e 118 vagas para Investigador (nível médio). Os salários chegam a R$ 18.000,00.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais