Concurso PC RJ: Novas contratações são autorizadas | Nova Concursos

Concurso PC RJ: Novas contratações são autorizadas!

icone calendario 23 mar 2021

Procuradoria Geral do Estado e Conselho do Regime de Recuperação Fiscal são a favor das nomeações para o Concurso PC RJ.

O novo concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro) já iniciou a elaboração de um edital para cada cargo, como confirmado pela Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol). Editais irão ofertar vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade.

Novidades para a PC RJ

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ) e o Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal são favoráveis para novas contratações na Polícia Civil. No total, sete pilotos policiais, aprovados no concurso PC RJ 2011, serão nomeados.

O prazo de validade do concurso estava suspenso em função da lei que reconheceu a calamidade financeira do Estado do Rio . Dessa maneira, as nomeações podem ser realizadas.

No entanto, para que as restrições impostas pelo Regime Fiscal sejam cumpridas, a corporação adotará medidas de compensação financeira.

As autorizações da PGE e do Conselho de Supervisão do RRF podem ser um sinal positivo para o novo concurso da Polícia Civil. Uma vez que os órgãos reguladores estão sensíveis à necessidade de servidores e à recomposição do efetivo.  

A expectativa é para que na próxima semana, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, deve divulgar novidades sobre o concurso da Polícia Civil. De acordo com informações, serão divulgadas as vagas dos sete novos editais.

Em 2020 foi autorizada a abertura do novo concurso PC RJ, pelo governador Castro. A expectativa é que cerca de 864 aprovados sejam convocados durante o prazo de validade da seleção.

Entretanto, a oferta imediata será de 73 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Sendo eles: Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), Técnico de Necropsia (nível médio), Investigador (nível médio). Além de Inspetor (nível superior), Perito Legista (nível superior), Perito Criminal (nível superior) e Delegado (nível superior).

Conforme o governo do Estado, os editais devem ser publicados até o mês de junho. Os documentos já estão em elaboração. Será um edital para cada cargo autorizado.

O texto final dos documentos será avaliado pela Assessoria Jurídica da Polícia Civil, assim como pela Procuradoria Geral do Estado.

Devido a PGE ter se mostrado favorável à nomeação de novos pilotos policiais, a tendência é que também dê o aval para a realização do novo concurso e divulgação dos editais.

Requisitos dos cargos ofertados

  • Auxiliar de Necropsia: Requisito de nível fundamental;
  • Técnico de Necropsia: Requisito de nível médio;
  • Delegado: Requisito de nível superior em Direito, com experiência de cinco anos de exercício na área criminal ou igual período de exercício no Judiciário ou nas Polícias estaduais ou federais;
  • Inspetor: Requisito de nível superior;
  • Investigador: Requisito de nível médio;
  • Perito Criminal: nível superior em Engenharia, Informática, Farmácia, Veterinária, Biologia, Física, Química, Economia, Ciências Contábeis ou Agronomia, dependendo da área específica;
  • Perito Legista: Requisito de nível superior em Bioquímica/Farmácia, Medicina e Odontologia.


Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Terá um edital para cada cargo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais