Pesquisar no blog

Concurso PC RJ pode ter primeiro edital agora em março!

Iago Almeida

icone calendario 15 mar 2021

Atenção, concurseiros! Pelo menos sete editais devem ser publicados até o mês de junho para o concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro). De acordo com o governo do estado, será um documento por cargo.

O certame será oferecido com vagas para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), Técnico de Necropsia (nível médio), Investigador (nível médio), Inspetor (nível superior), Perito Legista (nível superior), Perito Criminal (nível superior) e Delegado (nível superior).

Concurso PC RJ: Primeiro edital pode sair em março

Concurseiros estão apreensivos para saber quando sairá o primeiro edital do concurso PC do Rio de Janeiro . Segundo o governo, para que seja possível divulgar os sete editais até junho, o primeiro deve sair ainda esse mês, para que o prazo não fique apertado.

Autorizado em novembro de 2020 pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o certame ainda precisa do andamento dos trâmites internos para que seja publicado no Diário Oficial.

O Assessor Especial do Gabinete do Governador, Marcio Garcia, afirmou que “a Polícia Civil tem a intenção de publicar esses editais o quanto antes. Então, eu vou chutar que no primeiro trimestre nós já tenhamos esses editais”, disse.

A Polícia Civil deve se adequar ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), como já demonstrou interesse o Estado do Rio de Janeiro. O texto, que ainda deve passar por regulamentação, está citado na Lei Complementar nº 178/2021, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Concurso PC RJ: reposição das vagas

O Governador do Rio de Janeiro explicou que a entrada do estado no novo Regime de Recuperação Fiscal é importante para garantir a abertura de concursos e não ter que arcar com dívidas altas com a União.

O governo luta pelo novo concurso PC RJ, para preencher os cargos vagos no estado. Em fevereiro, durante reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi destacada a importância da reposição das vacâncias, pelo governador.

“Abordamos o tema das vacâncias, importante para manter os serviços públicos essenciais, e estamos confiantes de que o novo Regime nos dará o alívio necessário para a devida retomada da economia fluminense”, disse o governador Castro.

Concurso PC RJ: vagas ofertadas

Mesmo diante a definição do regime fiscal, a diretora-geral da Academia de Polícia (Acadepol), delegada Renata Teixeira, confirmou editais até junho.

Serão ofertadas 864 vagas, sendo, ao menos, 73 para preenchimento imediato e as demais ocupadas no decorrer do prazo de validade da seleção. Até o ano de 2022, a previsão é que 864 candidatos aprovados sejam convocados. 

Contudo, os editais do novo certame já estão em elaboração e será divulgado um edital para cada cargo autorizado.

Assim, a expectativa é que seja marcado um dia de prova para cada carreira, fazendo com que quem tem os requisitos exigidos, possa concorrer a mais de um cargo no concurso.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais