Pesquisar no blog

Concurso PC RJ: Processo de abertura chega à Gestão Administrativa!

icone calendario 10 dez 2019

Houve avanços no processo de abertura do concurso PC RJ (Polícia Civil do Rio de Janeiro ), chegando à Subsecretaria de Gestão Administrativa para deliberações.

Avanços no processo de abertura do concurso PC RJ

Foram registrados novos avanços nos processos para abertura do concurso PC RJ. Os trâmites para os cargos de Inspetor e Auxiliar de Necropsia, chegaram à Subsecretaria de Gestão Administrativa para deliberações.

Desde o dia 05 de dezembro, o setor também está com os documentos para o concurso de Técnico de Necropsia, cargo de nível médio. Ao todo, a Polícia Civil do Rio de Janeiro tem autorização para abertura de 864 vagas em todos os níveis de escolaridade.

No mês de dezembro, os procedimentos vêm avançando de forma ágil. Logo após chegarem ao gabinete da corporação, duas licitações para definição da banca organizadora foram marcadas. No dia 16 de dezembro, as instituições poderão apresentar seus preços em uma audiência pública, na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol).

Uma licitação será para escolha da banca organizadora para Delegado. A outra, para definição da banca organizadora dos concursos para os cargos de Auxiliar de Necropsia, Técnico de Necropsia, Inspetor, Perito Criminal, Perito Legista e Investigador.

Nova-PC-RJ

Existe a possibilidade que uma mesma banca organizadora vença as licitações e fique responsável por todos os concursos. Todavia, isso não é uma regra.

Foi disponibilizado pela corporação, os termos de referência dos concursos. Também conhecidos como projeto básico, os termos de referência ratificam as etapas do certame para cada cargo, sendo:

Delegado

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva;
  • Prova Orais;
  • Prova de Capacidade Física;
  • Exame Psicotécnico;
  • Exame Médico.

Demais Cargos

  • Prova Objetiva;
  • Prova de Capacidade Física;
  • Exame Psicotécnico;
  • Exame Médico.

As provas serão aplicadas apenas na cidade do Rio de Janeiro/RJ, os candidatos aprovados em todas as etapas ainda serão submetidos a cursos de formação e prova de investigação social, na Acadepol.

Do total de oportunidades, 12 vagas serão para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental), 16 vagas para Técnico de Necropsia (nível médio), 54 vagas para Perito Legista e 20 vagas para Perito Criminal (nível superior em áreas específicas).

Existem também uma autorização para 47 vagas para a carreira de Delegado (nível superior em Direito), 597 vagas para Inspetor (nível superior em qualquer área) e 118 vagas para Investigador (nível médio).

Editais do concurso PC RJ devem ficar para 2020

As bancas organizadoras que apresentarem planilha de custos válida deverão enviar os documentos para verificação até o dia 30 de dezembro de 2019. Sendo assim, os editais do concurso PC RJ devem ser publicados somente em 2020.

Devido ao fato que não haverá tempo hábil para finalizar as duas licitações ainda em 2019, como afirmou o secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marcus Vinícius Braga. A responsável pela subchefia administrativa da corporação, delegada Gisela Pereira, informou que a escolha da banca organizadora pode durar até quatro meses.

Em contrapartida, a Assessoria de Imprensa da PC RJ afirmou que os trâmites estão agilizados. Ao ser questionada sobre um limite para a divulgação dos editais, a Assessoria resumiu a dizer que “em breve”. Segundo o setor, as datas só devem ser fechadas após a contração da banca organizadora.

A expectativa é que o primeiro edital do concurso PC RJ, seja divulgado para o cargo de Delegado. Uma vez que os trâmites internos estão mais adiantados. As bancas examinadoras, já foram formadas e realizam reuniões para definições da metodologia das avaliações.

No momento, o grande entrave é a contração da banca organizadora. Isso porque ela será a responsável por receber as inscrições do certame em seu site e aplicar as etapas, como provas objetivas.

» Prepare-se para o concurso PC RJ + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil RJ: Editais publicados com 350 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais