Pesquisar no blog

Concurso PC RN: Comissão e banca organizadora fazem ajustes finais no edital!

icone calendario 20 nov 2020

Foi afirmado pela delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva, que o edital do concurso PC RN (Polícia Civil do Rio Grande do Norte) passa por ajustes finais para ser divulgado.

Ainda na Segurança, o concurso PM RN também irá publicar seu edital. ⇒ Confira ⇐

Ajustes finais do concurso PC RN

Em entrevista concedida no dia 18 de novembro, a delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Cláudio Saraiva, falou sobre os ajustes finais para a publicação do edital do concurso PC RN.

“Nós compreendemos a ansiedade daqueles que estão se preparando há tempos para o esse concurso, mas é necessário nós fazermos com toda responsabilidade. A comissão vem se reunindo quase que diariamente com a FGV, analisando o edital, que deverá ser publicado nos próximos dias”, salientou Saraiva.

Em entrevista ao Bom Dia Rio Grande do Norte, a delegada não quis dar uma data para esta publicação, mas reforçou que o documento sairá nos próximos dias mesmo.

“É necessário, realmente, fazer com todo cuidado os ajustes no edital, para que não tenhamos problemas depois”, informou Ana Cláudia Saraiva.

Ainda conforme informações da delegada, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, já determinou a prioridade para a realização do concurso PC RN. No dia 16 de novembro, a gestora falou sobre o certame .

“A publicação pode acontecer a qualquer momento, continuem acompanhando em nossas redes sociais”, relatou a publicação nas redes da governadora Fátima Bezerra.

O último trâmite para a divulgação do edital do concurso PC RN foi concluído no dia 06 de novembro, com a publicação do extrato de contrato entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), banca organizadora.

Ao todo, estão previstas 301 vagas para o concurso PC RN, sendo distribuídas da seguinte forma:

  • Delegado: 47 vagas;
  • Agente: 230 vagas;
  • Escrivão: 24 vagas.

Todos as carreiras têm a exigência do nível superior. No entanto, no caso do cargo de Delegado, é necessário ter a graduação concluída em Direito.

Nova-PCRN

Lei favorece aprovações no concurso PC RN

A governador do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, sancionou a Lei Complementar nº 673. O aval foi divulgado no dia 21 de outubro, no Diário Oficial. Dessa maneira, é alterada a Lei Orgânica e o Estatuto da Polícia Civil, favorecendo assim mais aprovações de candidatos no concurso PC RN.

De acordo com informações da Lei:

“Serão convocados para participar do Curso de Formação Profissional Policial, quinta etapa do certame, até três vezes o número de vagas constante do edital do concurso público deflagrado, compreendido neste os candidatos habilitados até a quarta etapa do concurso, de acordo com o cargo objeto de inscrição”.

Com isso, é previsto pelo governo que possam ser convocados para o curso de formação até três vezes o número de vagas no edital.

Sendo assim, 903 candidatos podem ter chances de efetivação na Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Além disso, com a nova Lei, o governo retira da Lei Complementar nº 270/2004 um dispositivo que previa que somente seriam corrigidas as provas discursivas dos candidatos habilitados na prova objetiva, dentro de até cinco vezes o número de vagas do edital.

O Projeto de Lei (PL) 13/2020, que altera a Lei Orgânica do Estatuto da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, foi aprovado pela ALRN (Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte) no dia 20 de outubro de 2020.

Saiba mais sobre o Concurso PC RN: Novo cronograma é divulgado!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais