Concurso PC RN: Governo assina TAC que agiliza divulgação do edital!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 ago 2020

Foi assinado o TAC entre o Rio Grande do Norte e o Ministério Público, para dar agilidade na realização do concurso PC RN 2020 (Polícia Civil do Rio Grande do Norte).

Agilidade nos trâmites do concurso PC RN

Foi assinado pelo secretário de Segurança Pública (Sesed RN), Coronel Francisco Araújo, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Público do Rio Grande do Norte. O documento irá agilizar à divulgação do edital do concurso PC RN, que deverá sair até o dia 31 de outubro de 2020.

O evento contou com a participação do secretário adjunto da Sesed, delegado Osmir Monte, e do presidente da comissão especial do certame , delegado Fábio Montanha, a assinatura do TAC dará continuidade ao processo, que visa promover preencher 301 vagas nos cargos de Agente, Escrivão e Delegado.

Quer Receber Todas Oportunidades para Polícia Civil?

Receba em seu e-mail todas oportunidades para o cargo de policial civil

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi necessário, após a Secretaria de Estado da Administração (Sead) informar que irá descentralizar a realização do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Foi informado pela Sead, que com a decisão, a PC RN ficará responsável pela realização do seu certame , enquanto a pasta irá participar do processo prestando todo o apoio técnico necessário.

“O objetivo é acelerar o andamento dos processos. Como efeito dessa decisão, todavia, os concursos iniciarão uma nova etapa licitatória”, informou a pasta.

Com isso, o anúncio da empresa organizadora ganhou uma nova data. De acordo com a Secretaria, “a previsão é que em setembro sejam definidas as bancas”.

Ainda segundo a Sead: “A expectativa do Governo do Estado é que os concursos sejam iniciados ainda em 2020”.

O Estado do Rio Grande do Norte, não possui uma data para a divulgação do edital, uma vez que o processo depende da evolução do quadro epidemiológico e das medidas de contenção da pandemia da Covid-19.

Nova-PCRN

Corporação pode perder 10% do efetivo em 2020

A cada dia que passa, a realização do novo concurso PC RN se torna cada vez mais urgente para o Estado do Rio Grande do Norte. Sem um novo edital, que segue previsto, a corporação pode perder mais de 10% do seu atual efetivo ainda em 2020.

Conforme os dados da Associação de Delegados de Polícia (Adepol-RN) e da Associação dos Escrivães da PC RN (Assesp), 150 policiais podem solicitar a aposentadoria neste ano.

O número seria pequeno, se não fosse o déficit da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. De acordo com a Adepol-RN, o quadro de servidores diminui a cada ano. Dessa maneira, a corporação já atua com cerca de 26% do efetivo.

“Hoje, a gente trabalha com 26% do efetivo criado por lei”, informou a presidente da Associação, Taís Aires, em entrevista ao Bom Dia Cidade da Rádio 94 FM.

Segundo a presidente da Adepol-RN, por Lei são necessárias mais de 5.000 profissionais. Entretanto, atualmente, a PC RN conta apenas com 1.300 policiais entre os cargos de Delegado, Agente e Escrivão.

Sendo assim, a realização do novo concurso PC RN é cada vez mais necessário para o estado. Ainda foi lembrado por Taís Aires, que o processo de definição da banca organizadora está em andamento.

No dia 10 de agosto, a governador do Rio Grade do Norte, Fátima Bezerra, reassumiu o compromisso com o concurso PC RN e garantiu que o processo estava em andamento, indicando assim uma divulgação em breve do edital.

“O compromisso com o concurso PC RN está mantido”, garantiu a governadora Fátima Bezerra.

Saiba mais sobre o Concurso PC RN: EDITAL com 301 vagas é autorizado!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais