Pesquisar no blog

Concurso PC RO: Carreiras terão exigência do nível superior de formação!

icone calendario 15 fev 2021

De acordo com a corporação, o novo concurso PC RO (Polícia Civil de Rondônia) terá exigência do nível superior para todos os cargos. Edital irá ofertar 379 vagas!

Escolaridade dos cargos no concurso PC RO

O novo concurso PC RO terá a exigência do nível superior para todos os cargos. A informação foi passada e confirmada pela própria corporação, que concedeu mais detalhes sobre o processo.

Ao todo, o concurso PC RO irá ofertar 379 vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva, nos seguintes cargos:

  • Delegado: 10 vagas;
  • Médico Legista: 10 vagas;
  • Agente de Polícia: 175 vagas;
  • Escrivão de Polícia: 120 vagas;
  • Papiloscopista: 50 vagas;
  • Técnico em Necropsia: 14 vagas.

Para pleitear uma das vagas no certame da Polícia Civil de Rondônia, será necessário o interessado ter o nível superior completo. Conforme informações da corporação, todas as carreiras possuem jornada de trabalho de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva às atividades do cargo.

De acordo com informações da Polícia Civil de Rondônia, o edital do concurso PC RO está previsto para o segundo semestre deste ano, sendo assim, a partir do mês de julho.

Atribuições e Requisitos dos cargos no concurso PC RO

Baseado nos últimos concursos PC RO, as atribuições e requisitos exigidos dos seis cargos a serem ofertados são:

Delegado

Atribuições: dirigir as atividades administrativas, de pessoal, logísticas e operacionais; instaurar e presidir Inquéritos Policiais, Termos Circunstanciados, procedimentos de apuração de ato infracional, lavrar Autos de Prisão em prisão em flagrante ou de apreensão de adolescente e outros procedimentos; concede liberdade provisória aos presos que atuarem em flagrante delito (com fiança ou sem fiança), entre outros.

Requisitos: diploma em curso de nível superior completo de bacharel em Direito, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC, exigindo-se, no mínimo, três anos de atividade jurídica. A exigência de tempo de atividade jurídica será dispensada para os que contarem com, no mínimo, três anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial.

Médico Legista

Atribuições: supervisionar e executar perícias médico-legais em geral; realizar pesquisas de novos métodos na área de medicina legal e produzir estudos, informações e pareceres técnicos; executar necropsias ou exames necroscópicos em humanos, em partes de cadáveres putrefeitos e esqueletizados; executar perícias de exumação; coletar amostras biológicas de humanos, realizar exames perícias em vivos, entre outros.

Requisitos: Diploma devidamente registrado pelo órgão competente de conclusão de curso de graduação em Medicina, Registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”, no mínimo.

Agente de Polícia

Atribuições: proceder diligências investigatórias e do serviço policial;  efetuar prisões de pessoas em flagrante e cumprir mandados judiciais de prisão; conduzir presos e remanejá-los por meio de escoltas, proceder à realização de busca e apreensão, interceptações telefônicas, infiltração, ação controlada, captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos; dirigir veículos automotores em diligências e missões; manusear arma de fogo do acervo policial e apreendido, entre outros.

Requisitos: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH na categoria “B” válida.

Escrivão de Polícia

Atribuições: formalizar os atos e determinações do Delegado de Polícia Judiciária; fiscalizar os trabalhos cartorários das delegacias; expedir, mediante requerimento certidões, traslados, requeridos por interessados, pelo Poder Judiciário, Ministério Público ou autoridades administrativas competentes; reduzir a termo, declarações apresentadas por pessoas relacionadas a procedimentos investigatórios, entre outros.

Requisitos: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH na categoria “B” válida.

Perito Papiloscopista

Atribuições: realizar perícias oficiais, assim como as papiloscópicas, necropapiloscópicas e prosopográficas, elaborando os seus respectivos laudos; coletar vestígios papilares encontrados em locais de crimes; realizar pesquisas laboratoriais com reagentes para revelação de impressões e fragmentos papilares, bem como para regeneração de tecidos; elaborar retratos falados, projeções de rejuvenescimento e envelhecimento, disfarces, representação facial, entre outros.

Requisitos: graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH na categoria “B” válida.

Técnico em Necropsia

Atribuições: remover e transportar cadáveres do local em que se encontrem até o Instituto Médico-Legal (IML); auxiliar o médico nas necropsias e exumações; auxiliar nas operações e dissecações, recomposições, suturas e pesagem de cadáveres, sob orientação direta do médico-legista; registrar a entrada e saída dos cadáveres no IML.

Requisitos: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH na categoria “B” válida.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais