Pesquisar no blog

Concurso PC SE: Autorização é oficializada; edital irá ofertar 60 vagas!

icone calendario 02 set 2020

Foi divulgada no Diário Oficial do Estado de Sergipe, a autorização para a realização do novo concurso PC SE (Polícia Civil de Sergipe), edital terá 60 vagas para o nível superior.

Autorização do novo concurso PC SE

Um novo concurso PC SE está oficialmente autorizado para ofertar 60 vagas. Do quantitativo total, 50 vagas são destinadas para o cargo de Agente de Polícia e 10 vagas para a carreira de Escrivão de Polícia, ambos com exigência do nível superior em qualquer área.

O certame ainda terá oportunidades para formação de cadastro reserva, podendo convocar mais candidatos do que o quantitativo total ofertado. As provas do concurso PC SE estão previstas para serem realizadas no início de 2021.

Agora, após oficializar a autorização, o próximo passo será a formação de uma comissão organizadora. O grupo terá a responsabilidade pela elaboração do projeto básico do edital de abertura do concurso PC SE e por selecionar, bem como contratar, a banca organizadora do certame da Polícia Civil de Sergipe. A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2020.

O novo edital estava previsto no Plano Plurianual 2020-2023. A corporação já tem um edital vigente para a carreira de Delegado.

De acordo com o Portal da Transparência do estado e os últimos editais para a Polícia Civil de Sergipe, os salários iniciais para os cargos são as seguintes:

  • Agente de Polícia: R$ 4.500,00;
  • Escrivão de Polícia: R$ 4.400,00.

O novo concurso PC SE será composto por 04 etapas avaliativas, sendo elas:

  • Primeira Etapa (eliminatória e classificatória): consistirá em provas escritas sobre conhecimentos gerais e específicos;
  • Segunda Etapa (eliminatória): consistirá em exame psicotécnico e teste de aptidão física, observados critérios objetivos de avaliação;
  • Terceira Etapa (eliminatória e classificatória) constará em:

a) Participação efetiva, com exigência de frequência, em Curso técnico-profissional (CFP), ministrado pela Academia de Polícia Civil e carga horária de 360 (trezentos e sessenta) horas – aula; (talvez essa fase seja retirada e só depois de nomeado, o candidato tenha que cursar o CFP).

b) Prova final, versando sobre o conteúdo programático das disciplinas, matérias ou assuntos ministrados no Curso previsto na alínea “a” deste inciso;

  • Quarta Etapa (classificatória): julgamento e classificação, inclusive, se for o caso, de acordo com os títulos válidos apresentados.

Secretário informa que processo costuma ter agilidade

Foi informado pelo secretário de Segurança Pública, João Eloy, que o processo quando chega na Sead costuma ser rápido. Dessa maneira, a expectativa é de que o edital do concurso PC SE não demore a sair.

De acordo com João Eloy, agora serão tomadas as devidas providências para a organização dos preparativos, formando uma comissão para contratar a banca organizadora, definir a empresa e elaborar o edital.

“Ainda será feita toda a análise jurídica junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE)”.

Ainda foi comentado pelo delegado da Polícia Civil, que as provas devem ser realizadas no início do ano de 2021, mas sem estipular uma data.

Conforme informado, a seleção já estava prevista para este ano, já que o Plano Plurianual determina ações para a Segurança do estado, dentre elas, a realização do novo certame .

Divulgado no mês de janeiro de 2020, o Plano Plurianual de Sergipe (PPA) de 2020 a 2023 traz a previsão de oito novos concursos públicos . Entre eles, engloba a Segurança Pública, o que reforça e dá ainda mais agilidade a essa autorização do certame da Polícia Civil do Estado de Sergipe.

Saiba mais sobre o Concurso PC SE 2021: Edital publicado para Agente e Escrivão!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais