Pesquisar no blog

Concurso PCDF: Edital com 300 vagas pode ter banca em setembro!

icone calendario 26 ago 2021

Com a autorização do concurso PCDF para contratação de Delegados e Agentes Policiais de Custódia, os trâmites para escolha de uma banca organizadora já podem estar sendo iniciados.

A seleção para Delegados foi autorizada, de acordo com informações vindas do próprio Diretor Geral da Polícia Civil do Distrito Federal , Robson Cândido.

Estão previstas 300 vagas, sendo 100 para provimento imediato e as outras 200 para cadastro de reserva. Os salários para as duas carreiras ficam entre R$ 9,3 mil e R$ 18,1 mil.

De acordo com o secretário da Economia, André Clemente, é possível que em setembro novas notícias do desdobramento do certame sejam divulgadas. Confira a fala de Clemente:

Imaginamos que, até a metade do mês que vem, a portaria autorizando [a liberação] estará publicada no Diário Oficial do Distrito Federal com a contratação da banca. O pessoal pode pegar o programa do último concurso, começar a estudar e ir se dedicando.

Apesar de o concurso ter sido autorizado e a quantidade de vagas já terem sido divulgadas, Clemente reitera que ainda existem assuntos a serem resolvidos e prazos a serem cumpridos.

Por exemplo, será necessário que os responsáveis pelo novo concurso PCDF calculem impactos e cumpram com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

É necessário reforçar o quadro da PCDF

Clemente comentou que o quadro de efetivos da Polícia Civil do Distrito Federal precisa ser reforçado, considerando a quantidade de cargos vagos na corporação, que se equipara aos cargos ocupados.

Confira a fala do secretário em uma entrevista ao Correio Braziliense:

Hoje, temos 4 mil agentes e delegados da Polícia Civil, além de 4 mil aposentados. É um número idêntico. Temos de recompor as forças de segurança na prestação de serviço público para a coletividade, principalmente para criação da sensação de segurança. (A redução do interstício) é um reconhecimento da dedicação do trabalho deles (leia mais na página 14). Esse impacto (com as promoções) existia no Orçamento, porque as progressões acontecem normalmente. O que fazemos, às vezes, é antecipá-las, para atender a uma situação emergencial.

Saiba o que poderá cair na prova dos Delegados do concurso PCDF!

Com base no edital da última seleção de Delegados da PCDF, os candidatos poderão estudar as seguintes matérias para se preparar para o próximo certame:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Civil e Empresarial;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Tributário; e
  • Direito Ambiental.

As etapas de avaliação, no caso do concurso eu aconteceu em 2014, podem ser uma Prova Objetiva, uma Prova Discursiva, Perícia para os candidatos PcDs, Exames Biométricos e Avaliação Médica, Sindicância de vida Pregressa e Investigação Social.

Além disso, os candidatos também podem ser avaliados por uma Prova Oral, por Prova de Títulos e Avaliação Psicológica.

Saiba mais sobre o Concurso PCDF: Nova seleção para Delegado já tem banca!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais