Pesquisar no blog

Concurso PCDF: Edital para Agente de Custódia até junho, informa diretor-geral!

Iago Almeida

icone calendario 21 mar 2023

Autorizado, o novo edital para o concurso PCDF  (Polícia Civil do Distrito Federal) deve ser publicado até junho, segundo o diretor-geral. Serão 150 vagas para o cargo de Agente de Custódia. Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso PCDF: edital deve sair ainda no primeiro semestre

Portanto, é essencial frisar que um novo edital para a Polícia Civil do Distrito Federal , para a carreira de Agente de Custódia, está próximo.

Ele já havia sido autorizado extraoficialmente em agosto de 2021 e em abril deste ano foi oficialmente autorizado pelo governador Ibaneis Rocha.

Desde então, ele é aguardado. Agora, o delegado-geral Robson Cândido, informou que ele será publicado até junho.

Antes, porém, ele chegou a dizer que o edital estava “no forno”. Ou seja, é possível sim que o edital saia no primeiro semestre deste ano.

Previsão de vagas

Além disso, a oferta está confirmada e será de 150 oportunidades, sendo 50 delas imediatas e 100 voltadas para a formação de cadastro reserva.

“Atenção!!! Estamos trabalhando para publicar os editais de delegado de polícia 40 vagas provimento imediato e 40 reserva e também de agente de custódia 50 iniciais e 100 cadastro de reserva. Devem ser publicados nos próximos 90 dias”, anunciou o delegado-geral da PCDF.

Ademais, é importante que os concurseiros saibam que a carreira possui o nível superior como exigência de escolaridade, conforme indicado na Lei 13.197/2025  . Veja:

Art. 3º  A Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal é de nível superior e compõe-se dos cargos de Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Policial de Custódia.

Por fim, as remunerações chegam a R$ 9.394,68. Entretanto, ao final da carreira (já na classe especial), o salário passa a ser de R$ 14.851,63.

Quais são as atribuições do cargo de Agente de Custódia?

Assim, é igualmente essencial que os interessados saibam que os contratados pela Polícia Civil do Distrito Federal deverão contar com as seguintes atribuições:

  • Executar atividades de atendimento, serviço de vigilância, custódia, escolta, revista pessoal e em objetos, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas na Divisão de Controle e Custódia de Presos, do Departamento de Polícia Especializada, da Polícia Civil do Distrito Federal, ou que estejam nas demais unidades policiais da Polícia Civil do Distrito Federal aguardando recolhimento àquela Divisão;
  • Executar a escolta de presos em ambientes hospitalares;
  • Desempenhar atividades de custódia e guarda provisória de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Executar a escolta de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal para apresentação ao Instituto de Medicinal Legal, ao Instituto de Criminalística e ao Instituto de Identificação, bem como para apresentação desses presos a outras instituições congêneres;
  • Executar a escolta de viaturas no transporte de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Atuar nas atividades de inteligência voltadas para segurança da custódia de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Atuar na recaptura de foragidos da Justiça;
  • Executar escoltas judiciais;
  • Efetuar o recambiamento de presos de outros estados da federação;
  • Escoltar e conduzir adolescentes infratores a delegacias e demais órgãos especializados, nos termos da lei;
  • Participar de operações policiais.

Como foi o último concurso PCDF para Agente de Custódia? Clique aqui e confira todos os detalhes !

Saiba mais sobre o Concurso PCDF: Banca definida para Agente de Custódia. 150 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais