Concurso PGE RJ: Presidente da Asproerj informa que edital pode sair em 2021!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 06 ago 2020

Foi relatado pelo presidente da Asproerj, Rodrigo Lélis, que o edital do concurso PGE RJ (Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro) será divulgado em 2021.

Quer Receber Todas Oportunidades para o Estado do Rio de Janeiro?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos para o Estado do Rio de Janeiro

Edital do novo concurso PGE RJ

Foi informado pelo presidente da Asproerj (Associação dos Servidores Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro), Rodrigo Lélis, alguns detalhes sobre o novo concurso PGE RJ, que poderá publicar edital no ano que vem.

Segundo Rodrigo Lélis, a necessidade de servidores na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro é alta para todos os cargos. Especialmente para Analista Processual e nas áreas de Tecnologia da Informação e Contabilidade.

Foi reconhecido pelo presidente da Asproerj, que atualmente há um número significativo de profissionais extraquadro atuando na PGE RJ, os chamados comissionados. Mas, conforme Lélis, sem o apoio desses profissionais, o órgão não funcionaria de maneira mais adequada, sobretudo considerando o atual déficit de servidores.

Entretanto, a necessidade de realizar um novo concurso PGE RJ para regularização do quadro de pessoal é indiscutível. Foi afirmado por Rodrigo, que além da Asproerj, a própria Procuradoria já falou, mais de uma vez, sobre o desejo de realizar o certame. “Se não fosse a pandemia já teria ocorrido”, informou Rodrigo Lélis.

Além disso, o presidente da Asproerj disse que os servidores concursados ingressam com mais conhecimento técnico para realizar suas funções, o que otimiza todo o trabalho no órgão. Tal fator evidencia ainda mais a necessidade da realização de um novo concurso PGE RJ.

“Acredito que do ano que vem não passa. Não é possível ficar mais um ano sem concurso”, relatou o presidente Rodrigo Lélis.

Banca organizadora do concurso PGE RJ

Foi explicado por Rodrigo Lélis, que o RRF (Regime de Recuperação Fiscal), vigente no Rio de Janeiro desde o mês de setembro de 2017, não impede a realização do concurso PGE RJ, uma vez que não haverá criação de novos cargos e sim suprimento de vacâncias.

De acordo com as regras do Regime de Recuperação Fiscal, o estado só pode contratar servidores para suprir os cargos vagos que surgiram a partir de setembro de 2017, data de assinatura do RRF.

O presidente não soube informar o quantitativo de cargos que vagaram após o início do prazo de vigência do RRF no Rio de Janeiro. Mas, conforme Lélis, existem mais vagas em abeto do que as 13 oportunidades anunciadas para o concurso anteriormente.

Ocorreu vacâncias por morte e exoneração de servidores que ingressaram em outro certame , por exemplo. No final do mês de junho, o governador Wilson Witzel, autorizou o bloqueio de 9.500 cargos na estrutura do estado, inclusive 14 cargos da PGE RJ. Todavia, foi reforçado por Lélis que este não é um indicativo de que não haverá seleção.

Primeiro, porque o déficit atual é maior que esse quantitativo de cargos bloqueados. Além disso, o concurso PGE RJ deve ser aberto ao longo de 2021, quando a situação já deverá estar mais normalizada.

O bloqueio de cargos é fruto dos efeitos da pandemia nas finanças do estado, incluindo a baixa arrecadação. Os cargos bloqueados ficam impossibilitados de serem preenchidos temporariamente.

A Procuradoria também conta com um alto número de servidores com aposentadoria próxima. Onde que muitos têm a intenção de se aposentar, especialmente por conta da Reforma Administrativa.

Sendo assim, ainda que o número imediato de oportunidades seja igual às 13 vagas já anunciadas, a PGE RJ ainda terá reserva para chamar candidatos aprovados ao longo do prazo de validade da seleção .

A banca organizadora do certame ainda não foi definida, mas já há especulações sobre qual deverá ser a instituição escolhida. Diferentemente do que muitos pensavam, a FCC (Fundação Carlos Chagas), que ficou à frente do último concurso, não é a favorita.

De acordo com Lélis, as empresas mais cotadas são a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o Cebraspe.

Saiba mais sobre o Concurso PGE RJ: Edital será publicado em 2021; vagas para os níveis médio e superior!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais