Pesquisar no blog

Concurso PGE RJ: Presidente do órgão aguarda edital até o mês de junho!

icone calendario 20 fev 2020

O concurso PGE RJ (Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro) deve ter seus trâmites agilizados após o carnaval. Edital é destinado para Técnico e Analista!

Edital do concurso PGE RJ deve ter preparativos acelerados

O concurso PGE RJ destinado para os cargos de Técnico (nível médio) e Analista (nível superior), já foi confirmado pelo procurador-geral Marcelo Lopes.

Dessa maneira, os interessados no certame devem iniciar o quanto antes a preparação, visando à conquista de uma vaga. A expectativa é que os preparativos do concurso PGE RJ para a área de Apoio, sejam intensificados após o carnaval.

É esperado que o primeiro grande passo ruma à divulgação do edital, seja dado no mês de março, com a formação da comissão organizadora. Esse grupo de trabalho, que ficará sob a supervisão do Centro do Estudos Jurídicos (Cejur) e da PGE RJ, é que vai definir todos os detalhes da seleção, tais como banca organizadora, cronograma, programas e estrutura de provas.

Inicialmente, o concurso PGE RJ visará o preenchimento de 13 vagas, conforme salientou o procurador-geral. Entretanto, será formada um cadastro de reserva, de modo que mais candidatos aprovados poderão ser convocados durante prazo de validade do certame, que deverá ser de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

As especialidades dos cargos de Técnico e Analista ainda serão definidas pela comissão da seleção, porém o subprocurador-geral, Reinaldo Silveira, já adiantou que haverá vagas para Técnico Processual (nível médio) e, possivelmente, para Analista Processual (nível superior em Direito).

Os salários atuais são de R$ 5.150,00 para Técnico, e de R$ 6.990,00 para Analista, já incluso os auxílios-alimentação e refeição. As contratações irão ocorrer pelo regime estatutário, que assegura estabilidade do servidor. É provável que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre, com as provas sendo realizadas no segundo semestre de 2020.

Foi informado pelo procurador-geral do estado, que pretende iniciar a contratação dos candidatos aprovados até o mês de dezembro.

Estrutura das provas do concurso PGE RJ

O concurso PGE RJ é aguardado desde 2014. No ano de 2016, o órgão chegou a elaborar o projeto básico para o certame. O documento informava a estrutura das provas.

De acordo com o projeto básico, as avalições contariam com 60 questões objetivas para o cargo de Técnico Processual, de nível médio, sendo elas:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Direito (Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual).

Estavam previstas ainda 70 questões para a carreira de Analista, de nível superior:

  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos Específicos.

Eles também seriam avaliados por meio de uma prova de títulos. É possível que essa seja a estrutura de prova a ser adotada pela PGE RJ no concurso que será aberto em 2020.

O presidente da Associação dos Servidores Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (Asproerj), Rodrigo Lélis, manifestou apoio à abertura de concurso para a área de Apoio do órgão, tendo em vista que a PGE RJ não reoxigena seu quadro de pessoal há mais de 10 anos e possui um alto déficit de Técnico e Analista.

O dirigente acredita que o edital deverá ser publicado ainda neste primeiro semestre, com as provas sendo aplicadas até o mês de outubro.

“Eu acredito que o edital possa sair no primeiro semestre, com as provas ocorrendo entre agosto e outubro. Como bem falou o próprio procurador-geral, a ideia iniciar a convocação dos aprovados até dezembro, não é? Então, para isso vão ter que acelerar o concurso”, informou Rodrigo Lélis.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais