Pesquisar no blog

Concurso PM AM: Edital autorizado, saiba quem pode participar!

icone calendario 09 jul 2021

Um novo edital de concurso PM AM foi autorizado no último dia 8 de julho pelo governador Wilson Lima.

O governador do Amazonas autorizou não só o concurso da Polícia Militar, mas também para outras corporações da área da Segurança Pública que estavam sendo esperado há vários meses.

 Lima declarou na última quinta-feira:

“Na semana que vem (de 12 de julho), quando eu assinar a criação das comissões, iremos dar os detalhes de quantas vagas serão para cada força, para Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, para a própria Secretaria de Administração Penitenciária”.

Saiba o que é necessário para ingressar na PM AM!

Com base no editais de edições anteriores de seleções da PM do Amazonas , os requisitos básicos para ser um Policial Militar são:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Gozar dos direitos civis e políticos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com as obrigações do serviço militar (somente para candidatos do sexo masculino);
  • Ser apto física e mentalmente para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por junta médica de órgão oficial do Estado do Amazonas;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e idade máxima de 28 (vinte e oito) anos completos;
  • Ter, descalço e descoberto, altura mínima de 1,65m (um metro e sessenta e cinco centímetros) se for do sexo masculino e,1,60m (um metro e sessenta centímetros), se for do sexo feminino;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Ter conduta civil compatível com o cargo policial militar pretendido, devidamente comprovado em investigação à cargo da PM AM;
  • Ter aptidão para a carreira policial militar, aferida através do exame de aptidão intelectual, inspeção de saúde, testes de aptidão física, avaliação psicológica, investigações aferidas através do concurso PM AM;
  • Caso o candidato seja militar, deve estar classificado no mínimo no comportamento “Bom”.

Alguns cargos possuem, ainda, requisitos específicos como possuir a CNH ou apresentar diploma de conclusão de Ensino Superior.

O concurso PM AM é esperado desde 2018!

Os concursos da Polícia Militar e Civil do Amazonas estão sendo esperados desde 2018.

Naquele ano, a Segurança Pública chegou a abrir vagas para 1.300 contratações, porém os editais não foram publicados por questões orçamentárias.

No caso da PM, 681 vagas seriam preenchidas e para os Bombeiros AM, 228 vagas foram autorizadas.

Já no caso da Polícia Civil, oito cargos seriam ofertados e 424 vagas seriam preenchidas, caso o edital tivesse sido oficialmente publicado.

Em 2020, o governador Wilson Lima, voltou a comentar sobre os concursos e afirmou que esperava os editais da área de Segurança Pública ainda para o primeiro semestre de 2021, o que não aconteceu. Veja o pronunciamento de Lima na cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção no ano passado:

“Assim que o Amazonas tiver condições, vamos realizar os concursos públicos (para PM E PC AM). Trabalhamos com a possibilidade de fazer isso no ano que vem (2021), ainda no primeiro semestre, mas vai depender muito de como a economia vai se comportar e a situação fiscal do estado”.

O Amazonas passa por limitações por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que dificultou um pouco a abertura de novos concursos.

Saiba mais sobre o Concurso PM AM: Edital publicado com 1.350 vagas de níveis médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais