O edital do concurso para PM AM (Polícia Militar do Amazonas) ofertará 1.350 vagas para Soldado e Oficial. São cargos de nível médio e superior, respectivamente.
Nesse sentido, de acordo com o próprio governo, a divisão de vagas será da seguinte forma: 1.000 vagas para Soldado, e 350 vagas para Oficial. Além disso, foram autorizados diversos editais para as Forças de Segurança do estado.
- Adquira: Cursos Online concurso PM AM
O governador, Wilson Lima, confirma ao menos 2.525 vagas para a Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Administração Penitenciária.
Edital do concurso
Em primeiro lugar, o Decreto nº 39.560 que define o quadro de vagas do concurso público , foi publicado no Diário oficial do Amazonas.
Segundo o decreto, são 681 vagas ao todo, sendo distribuídas para as carreiras de Soldado, Oficial, Oficial de Saúde, Cabo Especialista Músico e Cabo Especialista de Saúde. Após aprovados, passam pelo Curso de Formação.
Além disso, o DOE do Amazonas trouxe uma nova remuneração, retificando a do último concurso. Na prática se trata de uma nova Lei, que altera os dispositivos da Lei nº 3.725/2012.
Os nomeados para o próximo concurso terão um novo salário. Que vai de R$ 2.263,05 a R$ 9.125,00 de acordo com a carreira escolhida. Mas não só isso, o profissional também terá chances de progressão na carreira.
Último concurso PM AM
A princípio, o último edital do concurso para Polícia Militar do AM, foi em 2011. A banca organizadora das etapas foi o Isae. Na época, a oferta foi de 2.473 vagas para Soldado, Oficial, Oficial de Saúde e Praça Especialista.
Além disso, os candidatos foram submetidos a 2 etapas. A 1ª etapa cobrava o Exame de Aptidão Intelectual, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física e Avaliação Psicológica.
Das provas de aptidão intelectual, o candidato teve de responder perguntas com base nos seguintes conhecimentos:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Geografia do Brasil e do Amazonas;
- História do Brasil e do Amazonas.
Já a 2ª etapa, contou com o Curso de Formação para Soldados, Investigação Social, Funcional, Cível e Criminal. Já para o cargo de Oficial, foi acrescido a Prova de Títulos.