Assinatura completa
Assinatura completa

Concurso PM ES pode ter banca definida para edital com 1.000 vagas!

Concurso PM ES pode definir o Idecan como banca e publicar edital com 1.000 vagas para Soldado ainda este ano. Movimentações indicam avanço no processo.

Concurso PM ES pode ter banca definida para edital com 1.000 vagas!
Concurso PM ES pode ter banca definida para edital com 1.000 vagas!

O concurso PM ES pode ter a banca organizadora definida em breve. A Polícia Militar do Espírito Santo deve confirmar o Idecan como responsável pelo próximo edital, após movimentações recentes no Portal de Compras indicarem o avanço nas tratativas contratuais. Embora ainda não haja publicação oficial no Diário Oficial ou confirmação direta da corporação, os indícios reforçam que a definição está próxima.

Segundo o governador Renato Casagrande, o novo edital contará com 1.000 vagas para o cargo de Soldado, o que aumenta ainda mais a expectativa dos candidatos que aguardam a abertura do certame:

“Estamos autorizando um novo concurso para mais de 1.000 policiais militares, reforçando o nosso compromisso de ampliar e fortalecer a Polícia Militar”, disse o governador em vídeo publicado nas redes sociais em agosto de 2025.

Em novembro de 2025, foi divulgado que sete instituições encaminharam documentação para participar do processo de escolha da banca do concurso. Contudo, apenas três organizadoras tiveram registros formais de reuniões anexados ao processo administrativo: Idecan, Instituto Selecon e IDCAP.

Agora, em fevereiro, novas movimentações reforçam que a Polícia Militar do Espírito Santo pode ter optado pela proposta do Idecan. Já consta nos autos, inclusive, uma minuta de contrato em nome da banca, o que indica que a formalização da contratação está em fase avançada e pode ser concluída nos próximos dias. Veja a seguir:

Minuta de contrato em nome da banca Idecan para o concurso PM ES
Concurso PM ES pode ter banca definida para edital com 1.000 vagas! 2

Concurso PM ES pode ter edital até abril

A publicação do novo concurso PM ES chegou a ser prevista para o início do ano. No entanto, o prazo não foi cumprido e o edital ainda não foi divulgado oficialmente, possivelmente devido à demora na definição da banca organizadora.

A estimativa inicial foi divulgada pelo comandante-geral da corporação, coronel Douglas Caus, durante entrevista concedida ao canal Fotografando Heróis. Na ocasião, ele informou que a contratação da banca estava em fase final e que o edital seria encaminhado para análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Mais recentemente, em fevereiro, próximo ao feriado de Carnaval, foi divulgado que o edital poderá ser publicado até abril, com aplicação das provas prevista ainda para o primeiro semestre deste ano.

Apesar das expectativas, o novo prazo ainda não foi oficialmente confirmado pela Polícia Militar do Espírito Santo, agora, com a possível definição do Idecan como banca organizadora, a expectativa é que os próximos trâmites administrativos sejam formalizados rapidamente.

Com a assinatura do contrato e a oficialização da banca, o processo poderá avançar para a publicação do edital, que pode ocorrer ainda este ano, consolidando a oferta de 1.000 vagas para Soldado e abrindo caminho para o início das inscrições.

Como funciona a prova do Idecan?

Caso o Idecan seja confirmado para o concurso PM ES, é importante que os candidatos conheçam o perfil da banca.

O Idecan costuma aplicar:

  • Prova objetiva com múltipla escolha
  • Questões de Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Informática
  • Conhecimentos específicos
  • Legislação

Em concursos militares, também é comum haver:

  • Teste de Aptidão Física (TAF)
  • Avaliação psicológica
  • Exames médicos
  • Investigação social

Por isso, a preparação deve começar o quanto antes.

A Nova Concursos segue acompanhando de perto as novidades do concurso PM ES.