Pesquisar no blog

Concurso PM MT: ALMT aprova publicação de novo edital para 2021!

icone calendario 19 fev 2021

O Orçamento do Mato Grosso para 2021 traz a reserva para novas seleções PM e Bombeiros MT. Oferta poderá ser de até 6 mil vagas!

Novo concurso PM MT

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso podem abrir novos certames este ano. Isso porque os deputados estaduais aprovaram uma emenda ao Orçamento 2021 que assegura recursos financeiros para publicação de editais.

A emenda, elaborada pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, foi aprovada na terça-feira, 5.

Diante do déficit funcional nos órgãos de Segurança do Estado, o Colegiado propôs reserva orçamentária para realização de seleções e recomposição dos quadros.

“Denota-se que as forças de segurança do Estado de Mato Grosso apresentam considerável déficit de servidores, situação essa que tem prejudicado a prestação de um serviço adequado e eficiente à população, apesar desta área (segurança pública) se constituir como um dever do Estado”, disse a Comissão de Segurança.

Segundo a Lei Complementar 173/2020, só é possível abrir seleções até o final do ano para reposição de cargos que estão vagos. Para PM e Bombeiros MT há cerca de 6 mil cargos aptos para preenchimento.

Na Polícia Militar do Mato Grosso, por exemplo, há 4.392 postos em aberto de cabos e soldados. Já no Corpo de Bombeiros, o número de cargos vagos é de 2.275 servidores, sendo 1.401 cabos e soldados e 874 sargentos.

É importante destacar que nem todos esses cargos vagos poderão ser ofertados inicialmente nos concursos PM e Bombeiros MT . Isso porque cada corporação deverá realizar um estudo para definir o número de vagas e a viabilidade para as nomeações.

No decorrer do prazo de validade dos certames é possível que a totalidade de vacâncias seja preenchida. A reserva no Orçamento também não é uma certeza que os concursos serão realizados. Entretanto, já é um indício de que os certames estão no radar do governo.

Ainda não há informações sobre datas para publicações de editais.

Além da PM e Bombeiros MT, existe também reserva orçamentária este ano para abertura de seleções na Polícia Civil do Estado e na Perícia Oficial (Politec).

Seleção PM e Bombeiros MT para oficial já tem comissão formada

No final de 2018, a Polícia Militar e os Bombeiros de Mato Grosso chegaram a formar uma comissão para o novo certame de oficiais. Entretanto, os trâmites para seleção não chegaram a avançar.

Por mais que o concurso anterior tenha exigido o nível médio, o cargo passou por uma alteração  de escolaridade e agora tem como exigência o nível superior em Direito. 

A comissão deveria tocar os preparativos das novas seleções públicas para o quadro de oficiais, como por exemplo, a escolha da banca organizadora. Mas, não foram registrados andamentos desde sua formação.

No mês de agosto de 2020, o novo concurso Bombeiros MT e o reaparelhamento da corporação foi considerado pauta na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (AL MT).

Presente na reunião, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira, afirmou a necessidade do novo edital.

Para ele, é necessário novos servidores para aumentar o efetivo e atender a todos os municípios do Estado.

“Seria uma das alternativas para suprir nossas necessidades, além do projeto do bombeiro temporário, que pretendemos implantar em Mato Grosso”, disse.

Segundo o senador Jayme Campos (DEM), o atual efetivo do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso é pequeno para atuar no estado com mais de 900 mil quilômetros quadrados. “Não é possível deixar assim”, apontou.

A declaração foi fornecida após o parlamentar visitar a região do Pantanal mato-grossense que sofreu com queimadas no ano passado.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais