Pesquisar no blog

Concurso PM PA: Edital para os cargos de Soldado e Oficial até o mês de junho!

icone calendario 28 maio 2020

É preparado pela corporação, o edital do novo concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) para os cargos de Soldado e Oficial. Documento pode ser divulgado já em junho!

Preparação do edital do concurso PM PA

A divulgação do edital do concurso PM PA destinado para as carreiras de Soldado e Oficial, pode ser realizada ainda neste primeiro semestre. Para isso, a definição da banca organizadora precisa ser realizada com agilidade, pois a retomada já foi confirmada.

A informação do edital sair até o final do mês de junho, foi divulgada pelo jornalista do Estado do Pará, Mario Bonna.

O concurso PM PA tem o quantitativo de oportunidades confirmado, sendo 2.405 vagas que serão distribuídas pelos cargos de Soldado e Oficial, com as seguintes exigências e salários:

  • Soldado: Ensino médio completo, idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. O salário tem o valor de R$ 3.486,80.
  • Oficiais: Ensino superior completo, idade de até 35 anos, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. A remuneração é de R$ 6.249,24.

O quantitativo de vagas poderá ser ainda maior, uma vez que o governador do Pará, Helder Barbalho, prometeu 7.000 vagas para a corporação. Havia até mesmo a expectativa para que todas fossem preenchidas já neste certame.

Por sua vez, o governador garantiu que as oportunidades serão ofertadas durante os próximos anos, ao longo de seu mandato.

“Lembrem que nosso compromisso são 7 mil vagas durante todo o Governo. Nós estamos iniciando uma primeira etapa com esse quantitativo, tanto praças quanto oficiais”, informou o governador Helder Barbalho.

Licitação será retomada nos próximos dias

Para que o edital do concurso PM PA seja publicado até o final do mês de junho, o processo licitatório precisa ser reagendado. Portanto, a retomada já foi confirmada pelo próprio diretor-geral da Polícia Civil, que também prepara certame para várias áreas.

Foi confirmado pela Seplad, que irá realizar um estudo para poder confirmar essa retomada e as próximas etapas. Ainda não existe uma banca organizadora mais cotada para esse processo. Na PC PA, o Cebraspe é o nome mais forte.

“Todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas pela Procuradoria Geral do Estado do Pará (PGE), e novas informações sobre o andamento dos citados concursos serão divulgados”, salientou a Seplad.

Assim que a banca organizadora estiver definida, o próximo passo será a assinatura do contrato com a empresa. A escolhida será responsável por publicar o edital, receber as inscrições e aplicar as provas.

A notícia positiva é que mesmo em meio à pandemia do Covid-19, a pasta não paralisou as tratativas. Segundo informações da Seplad:

“Todo o processo interno, referente ao planejamento dos concursos previsto para 2020, continuam em andamento, pois a Seplad trabalha dentro da sua competência para que a execução de cada processo não seja prejudicada”.

Saiba mais sobre o Concurso PM PA: Edital publicado! 4.400 vagas para Soldado e Oficial!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais