Pesquisar no blog

Concurso PM PA: Retomada licitação para escolha da banca organizadora!

icone calendario 28 abr 2020

Foi confirmado pela Seplad do Estado do Pará, a retomada da licitação para escolha da banca organizadora do novo concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) com oferta de mais de 2,4 mil vagas.

⇒ Confira a decisão da retomada da licitação para escolha da banca organizadora do concurso PM PA! ⇐

Banca organizadora do concurso PM PA

O processo de licitação do concurso PM PA foi retomado, a informação foi passada pelo delegado Alberto Teixeira e confirmada pela Seplad.

Foi confirmado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Estado do Pará, que já realiza um estudo em que viabilize o processo, após a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

A decisão do TJ PA permite a retomada dos processos licitatório da Polícia Civil e da Polícia Militar, após suspensão por decisão judicial. É previsto pela Seplad, que tudo ocorra dentro da normalidade de acordo com o atual momento em relação a pandemia do Coronavírus.

Mediante a confirmação de retomada, a pasta irá confirmar os prazos de abertura das propostas de ambas as licitações. Foi escolhida pela administração, a modalidade concorrência pública para a contratação da banca organizadora.

A suspensão teve decisão liminar em Mandado de Segurança da 6ª Vara do Juizado Especial Cível, atuando no Plantão Cível da Comarca de Belém. Foi comunicado pelo governo do estado, por meio da Seplag (Secretaria de Planejamento e Administração) que:

“Todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas pela Procuradoria Geral do Estado do Pará (PGE), e novas informações sobre o andamento dos citados concursos serão divulgados”.

Etapas avaliativas do concurso PM PA

O concurso da Polícia Militar do Pará terá a oferta de 2.469 vagas para os cargos de Praças Combatente, de nível médio, e Oficial Combatentes, de nível superior.

O projeto básico do certame confirmou que os candidatos para ambos os cargos irão passar por 5 (cinco) etapas avaliativas, sendo elas:

  • 1ª Etapa: Prova objetiva e discursiva (somente para oficiais), de caráter eliminatório, abordando todas as disciplinas constantes do conteúdo programático a ser informado posteriormente;
  • 2ª Etapa: Exame de avaliação de saúde, de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa: Exame de avaliação de aptidão física, de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa: Exame de avaliação psicológica, de caráter eliminatório, compreendendo testes psicológicos (teste de personalidade, de inteligência e de habilidades especificas) e entrevista;
  • 5ª Etapa: Investigação de antecedentes pessoais, de caráter eliminatório.

As etapas serão aplicadas nas cidades de Belém, Marabá, Santarém, Altamira, Redenção e Itaituba.

A expectativa da corporação é que sejam recebidas 102.695 candidaturas, sendo 14.635 para o cargo de Oficial e 88.060 para a carreira de Soldado.

Saiba mais sobre o Concurso PM PA: Edital publicado! 4.400 vagas para Soldado e Oficial!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais