Pesquisar no blog

Concurso PM PB: Aprovado o PL que reduz altura mínima!

Iago Almeida

icone calendario 11 maio 2022

Atenção concurseiros! Continua previsto para este ano o concurso PM PB , com a estimativa de mil vagas para Soldado. Nesta semana, foi aprovado um projeto de lei que reduz a altura mínima para ingresso!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PM PB: entenda o projeto aprovado sobre altura

Foi aprovado, por unanimidade nesta terça-feira (10), um projeto de lei que reduz a altura mínima para ingresso na Polícia Militar do Estado da Paraíba.

Assim, isso pode já valer para um possível novo edital que seja lançado em 2022. Além disso, a aprovação aconteceu na Assembleia Legislativa.

De autoria da deputada estadual Pollyanna Dutra, o PL reduz em cinco centímetros a altura mínima para as mulheres e os homens.

Sendo assim, a altura exigida agora passará para 1,55m para mulher e 1,60m para homens. Antes era 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

De acordo com a deputada, a altura anterior não levava em consideração, por exemplo, o fato da estatura dos paraibanos e das paraibanas ser um pouco inferior com relação a outros estados.

“Ressaltamos que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a altura média da Paraíba e da Região Nordeste é menor que a de outros estados e regiões, como Sul e Sudeste, que já adotam uma altura menor que essa adotada na Paraíba nos ingressos via concurso público”, comentou a parlamentar.

Assim, após a aprovação, a deputada usou suas redes sociais para comemorar, reforçando que inúmeros casos já foram judicializados nesse sentido.

Portanto, a nova legislação irá ampliar as oportunidades, “sobretudo em um momento no qual inúmeras pessoas vislumbram no concurso público uma alternativa, face ao alto índice de desemprego”, completou.

Vale destacar, entretanto, que o projeto de lei agora segue para sanção ou veto do governador do estado.

Reajuste salarial também foi anunciado

Recentemente, foi anunciado ainda um reajuste salarial, pelo governador. Portanto, confira os valores aprovados pelo chefe de estado:

  • 100% do valor bolsa desempenho incorporado ao salário, em 48 meses
  • 10% de reajuste salarial que será implantado de forma imediata
  • 24% no auxílio-alimentação
  • aumento no valor da hora extra, que será de até 74,42% em dias normais e de até 140,70% em datas especiais.

“Essa é demonstração de respeito a homens e mulheres que fazem a Segurança Pública da Paraíba”, disse o governo.

Concursos PM e Bombeiros PB: editais podem somar mil vagas

O governador da Paraíba, João Azevêdo, confirmou novamente em novembro de 2021 a intenção de publicar novos editais no estado.

Assim, segundo ele, estudos estavam sendo feitos para publicação de editais para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

“Estamos planejando concurso para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Esses concursos estão sendo analisados, verificando o impacto sobre a folha de pagamento para que a gente possa lançar no tempo mais rápido possível porque há uma demanda e uma necessidade”, explicou.

Entretanto, não foi a primeira vez que os estudos foram anunciados. Ou seja, o mesmo já havia acontecido em julho do ano passado.

O governador chegou a afirmar, na época, que o ingresso de novos Soldados é um pedido e desejo dos comandantes das corporações.

Sendo assim, o número de vagas do próximo concurso ainda não está definido, entretanto, o governador afirmou que poderá ser cerca de 1.000 vagas para a PM.

“Ainda não tem um número de vagas, mas com certeza será em torno de mil novas vagas para a Polícia Militar”, finalizou.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PM PB: Deputado solicita nova seleção!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais