Pesquisar no blog

Concurso PM PI: Governador exige novo cronograma, entenda!

icone calendario 07 dez 2021

Atenção, concurseiros! Governador do Piauí exige um novo cronograma do concurso PM PI com urgência. Entenda melhor a situação!

De acordo com informações, Wellington Dias, o governador do Piauí, decretou uma situação de emergência administrativa para a realização de um novo concurso da Polícia Militar do Estado.

Essa medida foi divulgada nesta terça-feira, 07 de dezembro, logo após o Nucepe (Núcleo de Concursos e Eventos da Universidade Estadual do Piauí) suspender as avaliações da seleção de Soldados, que aconteceriam no último dia 05.

A justificativa da suspensão foi o aumento de inscrições no certame, que chegou a registrar mais de 40 mil inscrições. Neste caso, a demanda de concorrentes foi bem maior do que o projetado e, portanto, a demanda de serviços deveria ser maior do que o planejado.

O concurso poderá ficar suspenso por até 90 dias e esse prazo poderá ser prorrogado por mais 90, caso seja necessário.

Apesar disso, o Decreto nº 20.316, pede que pedidas administrativas sejam tomadas para a retomada da seleção e exige que um novo cronograma seja divulgado com rapidez.

Além disso, o Decreto pede que o cronograma do concurso para Oficiais seja mantido, já que as provas haviam sido aplicadas em outubro.

Concurso PM PI: oferta de mais de 1.000 vagas

O concurso da Polícia Militar do Piauí foi aberto com uma oferta bastante atrativa de vagas, sendo 40 para o cargo de Oficial e 1.000 somente para o cargo de Soldado, totalizando 1.040 oportunidades.

O cargo de Oficial, que exige formação superior no curso de Direito, apresenta remunerações de R$6.170,09, inicialmente. Enquanto que a carreira de Soldado, de nível médio, oferece salário inicial de R$ 3.470,66.

Vale dizer, ainda, que, para adentrar na PM PI, é necessário ter, no mínimo, 160cm de altura, no caso de homens, e 155cm, no caso de mulheres. Além disso, será exigida dos candidatos a carteira de habilitação na categoria AB.

Por fim, os concorrentes a Soldado precisam ter entre 18 e 35 anos de idade, enquanto que os Oficiais, precisam ter entre 21 e 35.

Concurso PM Piauí: como serão as provas?

O concurso PM PI deve manter o mesmo formato de avaliação do edital em andamento. Dessa forma, os candidatos serão avaliados por meio de Provas Objetivas e Discursivas, além de passarem por Exames de Saúde e Psicológicos.

Os concorrentes também passarão por Testes de Aptidão Física e Investigação Social.

No caso dos Soldados, a parte de Conhecimentos Básicos da Prova Objetiva será formada por questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí, além de Conhecimentos Gerais.

Já na parte de Conhecimentos Específicos, serão cobradas as matérias de Legislação da Polícia Militar do Estado do Piauí e Noções de Direito, bem como Constituição Federal, Constituição do Estado do Piauí, Código Penal Brasileiro e Legislação Especial.

O candidato que alcançar 48 pontos na somatória total das avaliações será considerado aprovado, mas somente as redações dos classificados até a 1.800ª posição, no caso dos homens, serão corrigidas. No caso das mulheres, as classificadas até a 200ª terão seus textos corrigidos.

Saiba mais sobre o Concurso PM PI: Edital alterado e 1.000 vagas para Soldado!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais