Compartilhar:

Concurso PM PR: Novo edital deve sair em breve!

icone calendario 10 jan 2018

Atenção concurseiros do Paraná! O novo concurso público da Polícia Militar do Estado do Paraná (PM PR) deve sair em breve!

Isso se dá devido ao veto do Governo ao abono permanência para quem completa 25 anos de serviço, o que deverá reduzir o efetivo da corporação em pelo menos 4 mil policiais nos próximos anos. A previsão é pautada pelo número de profissionais que vão para a reserva a cada ano.

O que também agravou a situação foi o fato de, no mês de setembro de 2017, Assembleia Legislativa do Paraná ter vetado o Projeto de Lei do Poder Executivo que pretendia restringir por três anos a realização de concursos para a PM e Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná.

A expectativa é de que em breve serão abertas 5.000 novas vagas para Soldado da PM PR e Bombeiros, com exigência de nível médio e salário inicial de R$ 4,1 mil!

Previsão do edital

Recentemente o Deputado Mauro Moraes publicou um texto, em seu site oficial, sobre a atual situação da corporação. “E a previsão para o próximo ano é de que pelo menos 1.500 policiais estarão na reserva em decorrência do veto do Governo ao abono permanência para quem completa 25 anos de serviço. Por isso a necessidade de realização de um concurso no mais tardar em março de 2018. É preciso levar em consideração o tempo entre a realização de um processo de seleção e a escola. A reposição de aposentadoria leva pelo menos dois anos para acontecer na prática, quando o policial está apto a trabalhar na rua”, diz o Deputado no texto e completa:

“Não podemos aguardar sequer por mais um ano para iniciar a primeira fase desse processo seletivo. As políticas de segurança pública ficariam absolutamente comprometidas”.

Portanto o edital do novo concurso da PM PR poderá ser publicado ainda no primeiro semestre de 2018, o que significa que é hora de intensificar os estudos!

Vagas e salários

Ainda segundo o Deputado Mauro Moraes, a expectativa de contratação é de 5.000 homens, sendo 4.000 Policiais Militares e 1.000 bombeiros. No entanto, o deputado informou que é possível haver redução deste número, para 2.000 profissionais, sendo 1.500 PM e 500 BM.

A remuneração inicial para os cargos é de R$ 4.180,07.

Quem pode prestar o concurso?

Os requisitos básicos para participar são: Ter nacionalidade brasileira; Estar em dia com as obrigações eleitorais; Estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar; Ter diploma, devidamente registrado, de conclusão do Ensino Médio em escola pública ou particular reconhecida pelos órgãos oficiais de ensino, ter no máximo 30 (trinta) anos de idade na data do primeiro dia da inscrição, ou seja, não ter completado 31 (trinta e um) anos no primeiro dia de inscrições, e os demais critérios para a posse previstos no edital.

Lotação dos aprovados

Os novos policiais serão lotados em qualquer uma das unidades pertencentes à Região Militar escolhida (abrangendo todos os municípios, distritos, vilas e demais localidades que estejam sob a responsabilidade territorial da Unidade) pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos, salvo promoção, após este período poderá ser lotado em qualquer unidade do Estado do Paraná.

Como será a Prova?

Com base no último certame, a avaliação dos candidatos deverá ser composta por:

Prova objetiva de Conhecimentos (caráter eliminatório e classificatório); Exame de Capacidade Física (caráter eliminatório); Exame de Sanidade Física (caráter eliminatório); Avaliação Psicológica (caráter eliminatório); Pesquisa Social e Documental (caráter eliminatório).

O exame objetivo deve contar com 40 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente, Atualidades e Redação.

A previsão é de que as provas sejam aplicadas nas cidades de  Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Curso de Formação

Os aprovados deverão frequentar, na condição de Soldados de 2ª Classe, o Curso de Formação Soldados PM/BM, nos termos definidos pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar.

O Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar será realizado nas Escolas de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças, no Centro de Ensino e Instrução, assim como poderá ser descentralizado para qualquer Unidade da Polícia Militar no Estado, na Capital e no Interior, preferencialmente na região escolhida pelo candidato para lotação inicial.

O Curso de Formação de Soldado Policial Militar destina-se a propiciar ao militar estadual os conhecimentos necessários à execução de atividades de polícia ostensiva e da preservação da ordem pública, através dos tipos, modalidades e processos de policiamento ostensivo e velado, previstos nas Constituições Federal e Estadual e legislações e atos normativos vigentes, em regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas, feriados e finais de semana, não sendo possível a liberação para frequência a outros cursos ou atividades estranhas à Corporação, sendo possível ainda sujeitar-se ao regime de internato.

Último concurso

O último certame da Polícia Militar do Paraná foi divulgado em 2012, quando contou com 4.445 vagas para Soldado. Além disso, foram oferecidas 819 vagas para Bombeiro Militar. O concurso foi composto por prova de conhecimentos, exames de capacidade física, sanidade física, avaliação psicológica, pesquisa social e documental, e curso de formação.

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais