Pesquisar no blog

Concurso PM RJ Oficiais: Pode sofrer mudança na idade limite!

icone calendario 15 jun 2021

O edital do concurso PM RJ para Oficiais (Polícia Militar do Rio de Janeiro) segue sem data de abertura, isso porque o edital sofreu readequações e a idade limite de participação foi alterada.

Agora o concurso deve sair no próximo semestre, segundo a PGE RJ (Procuradoria Geral do Rio de Janeiro).

Isso porque o documento, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), passou por alguns reajustes. Antes, a idade limite era de 35 anos, agora passa a ser 30 anos.

“à luz da vigência da Lei Estadual nº 3.363 de 7/01/2000, impõe-se que o limite máximo de idade seja de 30 (trinta) anos” segundo a própria PGE, e o limite mínimo ainda é de 18 anos.

Edital concurso PM RJ

Em 2021, o concurso público irá ofertar 32 vagas para a carreira de Oficial. O candidato precisa ainda de nível superior completo em Direito.

Ademais, é requisito a altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Além disso, contrato com a banca FGV já foi assinado, o último passo agora é a publicação do edital. Apesar de, no caso do concurso para formação de Oficiais da PM RJ, outros fatores influenciaram no atraso do documento.

O novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) foi um deles, além da pandemia do novo coronavírus e de readequações exigidas pela PGE.

Etapas do concurso

A princípio, o projeto básico do concurso já saiu, e traz diversas informações importantes e antecipadas do processo seletivo.

Serão 5 etapas cobradas no processo seletivo, sendo elas: Provas Objetivas e Discursivas, Exame Antropométrico e Teste de Aptidão Física, Exame Psicológico, Exame de Saúde e Investigação Social.

Das provas objetivas, serão cobradas 80 questões com as seguintes disciplinas:

  • Direito Administrativo, Constitucional, Penal, Processual Penal, Penal Militar;
  • Direitos Humanos.

Já a prova discursiva abordará temas do Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal.

As provas estão previstas para serem realizadas no mesmo dia, sendo a objetiva na parte da manhã e a discursiva na parte da tarde.

Ainda há o Teste de Aptidão Física (TAF), que cobrará testes de atividades físicas realizadas pelos candidatos, sendo elas:

  • Flexão Abdominal;
  • Flexão em Barra Fixa (para homens);
  • Isomeria na Barra Fixa (para mulheres);
  • Corrida de 2.400m.

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ Saúde: Cargos e vagas confirmados. Edital iminente!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais