Pesquisar no blog

Concurso PM SP: Etapas até a Aprovação!

icone calendario 28 jan 2021

Você concurseiro paulista, que aguarda o novo concurso público da Polícia Militar de São Paulo (PM SP), saiba que já foi dado início o processo de escolha da empresa que será responsável pela organização e realização do novo certame. A previsão é de que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre de 2018, com grandes chances de sair até o mês de maio.

A oferta será de 2.700 vagas para Soldado PM de 2ª Classe do Quadro de Praças, com exigência de nível médio e salários de até R$ 3 mil!

»Estude para o Concurso PM SP e parcele o pagamento SEM JUROS

Enquanto o edital não é divulgado, conheça todas as etapas que deverão ser vencidas para que você realize seu sonho de ingressar na Polícia Militar de São Paulo!

Etapas até a Aprovação

Antes de tudo, a seleção para a PM SP costuma ser bem desgastante com muitas etapas até e aprovação. Por isso é importante manter o foco nos estudos, o entusiasmo e dedicação total ao objetivo! Dito isso, vamos as fases:

♦ Requisitos

Os requisitos para concorrer a uma das vagas ao cargo de Soldado PM são:

– Ser brasileiro;

– Ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos;

– Ter estatura mínima, descalço e descoberto, de: 155 cm, se mulher e 160 cm, se homem;

– O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando: divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar; fizer alusão a: ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade; discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ideia ou ato libidinoso; ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos; for visível na hipótese do uso de uniforme que comporte camisa de manga curta e bermuda, correspondente ao uniforme operacional de verão.

Os requisitos acima são para a inscrição no concurso. Para tomar posse no cargo, as exigências são:

– Possuir aptidão física compatível com o exercício do cargo;

– Possuir higidez física e mental;

– Possuir perfil psicológico compatível com o exercício do cargo;

– Estar quite com as obrigações eleitorais;

– Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;

– Se militar, estar enquadrado pelo menos no comportamento disciplinar “bom” ou equivalente, e não ter cometido, nos 2 últimos anos, transgressão disciplinar classificada como “grave” ou equivalente;

– Ter concluído o ensino médio ou equivalente;

– Ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”;

– Ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas;

♦ Avaliação do concurso PM SP

O Concurso PM SP é composto de várias etapas distribuídas da seguinte forma:

Exames de Conhecimentos

– Prova Objetiva (Parte I) – de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato necessário para o desempenho das atribuições.

– Prova Dissertativa (Parte II) – de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.

Exames de Aptidão Física

De caráter eliminatório, visam avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o cargo. São exigidos exercícios de apoio de frente sobre o solo, abdominal, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos.

Exames de Saúde

De caráter eliminatório, os quais visam avaliar as condições de saúde do candidato.

Exame Psicológico

De caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato para o exercício do cargo a que concorre.

Avaliação de conduta social

De caráter eliminatório, visa à apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, dentre outros possíveis, impedindo que pessoa com perfil incompatível ingresse na Polícia Militar.

Análise de documentos

De caráter eliminatório, tem por finalidade analisar os documentos apresentados pelos candidatos para comprovação dos requisitos e condições para ingresso.

♦ Curso de Formação

A Escola Superior de Soldados da Polícia Militar é para onde os candidatos aprovados em todas as etapas de seleção são encaminhados após a homologação do concurso.

O curso tem duração de um ano, nesse período os soldados já recebem remuneração de R$ 2.992,54, tendo que cumprir carga horária de, ao todo, 1.660 horas/aula, divididas em dois semestres.

No total, são 49 disciplinas ministradas no curso, elas são voltadas para o procedimento operacional da Polícia, englobando as esferas do Direito, além de Educação Física. Os servidores aprendem ainda as práticas de abordagem policial.

Para cada disciplina, o soldado será avaliado com uma prova. Caso o aluno não atinja a nota necessária para aprovação, após três chances, ocorre o desligamento sem que o aluno possa refazer aquele módulo. Por mais que seja grande a quantidade de matérias, o índice de desligamentos não é expressivo, segundo a PM.

Se ainda faltam motivos para se dedicar aos estudos, veja 10 motivos para prestar o Concurso PM SP – Soldado aqui!

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

»Estude para o Concurso PM SP e parcele o pagamento SEM JUROS

Saiba mais sobre o Concurso PM SP 2024: Edital publicado com 2.700 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais