Pesquisar no blog

Concurso PM TO: Banca organizadora está na fase de definição!

icone calendario 28 jan 2020

A banca organizadora do concurso PM TO (Polícia Militar do Tocantins) está na fase de definição, serão ofertadas 1.000 vagas para o cargo de Soldado.

Banca organizadora do concurso PM TO

O novo concurso da Polícia Militar do Tocantins, irá ofertar 1.000 vagas para o cargo de Soldado, de nível médio. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da corporação.

Segundo informações da Assessoria, a comissão organizadora do concurso já tem realizado todas as ações necessárias para a contratação da banca organizadora. Agora, a expectativa é pela divulgação do edital.

Ainda não foi confirmada uma data para publicação. Entretanto, o órgão garantiu que o procedimento tem seguido os trâmites administrativos necessários com a maior agilidade possível.

O concurso PM TO foi anunciado no mês de outubro de 2019, pelo comandante geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, na solenidade comemorativa dos 30 anos da Polícia Militar do Tocantins, na Assembleia Legislativa do Estado.

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Tocantins, no mês de dezembro de 2019, um Projeto de Lei que altera para 32 anos a idade máxima para inscrição em concursos públicos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O Projeto de Lei, é de autoria do deputado estadual Elenil da Penha (MDB).

De acordo com o governo do Estado, a ação se deu em virtude de democratizar e ampliar o acesso às corporações. Anteriormente, idade máxima era de 30 anos.

Além da escolaridade e da idade mínima, a função de Soldado exige altura de 1,63m para homens e 1,60m para mulheres.

No mês de novembro de 2019, o deputado estadual Prof. Júnior Geo (Pros), observou que o número de vagas ofertadas no próximo concurso PM TO não seria suficiente para suprir o déficit da corporação.

Segundo o deputado, o déficit da corporação vai continuar, pois supera 4.000 policiais. Dessa maneira, existe a possibilidade de o novo edital ter um cadastro de reserva, com mais convocações durante o prazo de validade.

Último concurso PM TO

O último concurso PM TO teve seu edital publicado no ano de 2018. A banca organizadora responsável pela execução do certame, foi o Instituto AOCP.

Entretanto, a seleção foi anulada por completo menos de três meses após a divulgação do edital de abertura.

Na época, o concurso ofertou 1.000 vagas, sendo 900 vagas para homens e 100 vagas para mulheres, com exigência do ensino médico completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

De acordo com o último edital, durante o período de formação, o salário do aluno soldado, em valores vigentes, seria de R$ 2.215,10. Após a aprovação no curso de formação, o aluno seria promovido ao cargo de Soldado com remuneração prevista de R$ 4.455,46.

A avaliação dos candidatos foi por meio de prova objetiva, composta por 60 questões divididas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Raciocínio Lógico e Matemático: 5 questões;
  • Atualidades e Conhecimentos Regionais: 10 questões;
  • Noções de Direito: 10 questões;
  • Noções de Informática: 5 questões;
  • Normas Pertinentes à PM TO: 10 questões.

Além da prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, os participantes foram submetidos as seguintes etapas avaliativas: redação, exame de capacidade física, avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e da vida pregressa.

» Prepare-se para o concurso PM TO + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso PM TO: Comissão formada. 650 vagas para Soldado e Oficial!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais