Pesquisar no blog

Concurso PMERJ: Edital pode sair nos próximos dias!

Iago Almeida

icone calendario 12 mar 2021

O processo de contratação da banca para o novo concurso PMERJ foi inteiramente concluído no último dia 9 de março. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi escolhida para organizar o concurso.

Com isso, o edital para o quadro de Oficiais, deve ser publicado nos próximos dias. Entretanto, nem o governo e nem a PMERJ confirmaram datas.

Concurso PMERJ: vagas ofertadas

A publicação do edital pode sair ainda esse mês, pois os documentos internos que validam o processo de contratação da banca foram concluídos esta semana, após a mesma ter sido contratada em 5 de fevereiro. A comissão que ficará responsável por fiscalizar o contrato também já foi formada.

De acordo com as informações do Governo do Rio de Janeiro , serão oferecidas 32 vagas para Oficiais da Polícia Militar, com nível superior em Direito como requisito.

Além disso, fora o curso, os candidatos deverão ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, para concorrerem às vagas. Na última seleção para o cargo, a idade máxima para participar era de 35 anos.

Concurso PMERJ: etapas de avaliação

Segundo o projeto básico para o novo concurso PMERJ, serão 05 etapas de avaliação aos candidatos, sendo elas:

  • 1ª etapa: provas objetivas e discursivas (aos cuidados da banca organizadora);
  • 2ª etapa: exame antropométrico e Teste de Aptidão Física (realizados pela PMERJ);
  • 3ª etapa: exame psicológico (PMERJ);
  • 4ª etapa: exame de saúde (PMERJ); 
  • 5ª etapa: exame social e documental (PMERJ).

As provas objetivas e discursivas serão realizadas pela banca organizadora, que deve se preparar para receber cerca de 4 mil candidatos para disputa das vagas, assim como foi registrado no último certame.

Serão cobradas dos candidatos, 80 questões na prova objetiva, distribuídas entre Direito Administrativo (15), Constitucional (15), Penal (15), Processual Penal (15), Penal Militar (dez) e Direitos Humanos (dez).

Por outro lado, a prova discursiva irá abordar temas de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal.

Os exames serão aplicados no mesmo dia: a objetiva das 9h às 13h e a discursiva das 15h às 18h.

Já o Teste de Aptidão Física contará com flexão abdominal, flexão em barra fixa (candidatos do sexo masculino) e isometria na barra fixa (sexo feminino), além de corrida de 2.400m.

Último concurso para Oficiais

Realizado em 2018, o último concurso público para Oficiais no Rio de Janeiro contou com 37 vagas para a carreira. Era necessário apresentar diploma de curso superior em Direito, ter 35 anos e altura mínima de 1,65m (homens) ou 1,60m (mulheres).

A remuneração inicial era de R$7.605,10, incluindo os benefícios. A seleção do certame contou com o Ibade como organizador e a prova objetiva foi aplicada com 60 questões, sendo:

  • Direito Administrativo (15);
  • Constitucional (15);
  • Penal (15);
  • Processual Penal (dez); e
  • Penal Militar (cinco).

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ Soldado: FGV publica a convocação para prova objetiva!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais